Alto Vale
Foto: Divulgação/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Ao que tudo indica, todos que perderam familiares na tragédia registrada no Alto Vale por causa das chuvas, poderão ao menos velar os seus mortos e se despedir dos entes queridos . Bombeiros encontraram nesta terça-feira (22) com o auxílio de máquinas, o corpo da última vítima que seguia desaparecida. Ao todo foram 21 mortos na região, 18 somente em Presidente Getúlio.

A última vítima que seguia desaparecida era um homem que não teve a identidade revelada e será confirmada pelo IGP nas próximas horas. Cães farejadores também auxiliaram nos trabalhos de busca. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) agora não existe nenhum corpo desaparecido. Além de Presidente Getúlio, com 18 mortes causadas pela enxurrada, Ibirama também registrou uma morte e Rio do Sul duas mortes.

Resgate de animais

O Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) e voluntários de diversas cidades também atua em Presidente Getúlio no atendimento aos animais que também foram atingidos pela enxurrada. Muitos já foram resgatados, receberam alimentação e atendimento veterinário e estão sendo encaminhados para lares temporários.

Solidariedade para reconstrução

 Depois de quase uma semana da tragédia, as cidades que foram atingidas ainda iniciam um lento trabalho de reconstrução que seguirá pelos próximos meses e até anos. Em Presidente Getúlio, cidade mais afetada, as campanhas de arrecadação focam especialmente na doação de móveis, eletrodomésticos, material de construção e dinheiro para que as famílias possam recomeçar as vidas.