Alto Vale
Foto: Assessoria Bombeiros Voluntários PG

Durante o último domingo (22) aconteceu a capacitação na área de resgate em ribanceira, que contou com a participação de bombeiros efetivos, voluntários, alunos do curso de formação e aspirantes dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, além de bombeiros e alunos da unidade de Vitor Meireles.

A capacitação teve início às 8h, com a apresentação do instrutor Vanderlei Cardoso, que é Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil Profissional, Instrutor em NR 35 e Bombeiro Voluntário em Guaramirim.

Durante a capacitação, foram repassadas técnicas de multiplicação de força, nós, ancoragens, mostra de equipamentos de salvamento em altura, cuidados com equipamentos, e técnicas de ascensão e descensão para salvamento em altura e ribanceira. Os participantes realizaram também práticas de todos os assuntos abordados em ambiente real, simulando resgate de vítimas de acidentes em ribanceiras e seguindo as recomendações da Norma Regulamentadora NR 35, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

O instrutor Vanderlei Cardoso realizou ao fim do dia a doação de equipamentos que são fixados na estrutura do quartel para a realização de ancoragem, para o desenvolvimento de treinamentos. Cardoso é proprietário de uma empresa de cursos na área de NR 35 em Guaramirim.