Segurança
Em quatros meses BR 470 já contabiliza mais de 40 mortes (Foto: Divulgação Bombeiros Voluntários de Ibirama)

Nesta quinta (26), por volta das 7h, mais um homem de 38 anos morreu em um acidente na BR-470. Ele guiava uma motocicleta que colidiu contra um caminhão, com placas de Vidal Ramos, no Km 123, em Ibirama. Segundo os Bombeiros Voluntários, o caminhão teria feito uma ultrapassagem na curva.

O número de mortes na BR 470 passou de 40 em apenas 4 meses, um número 57,6% maior na comparação com 2017 no mesmo período.  São 15 mortes a mais neste ano.

As duas cidades onde mais aconteceram acidentes com mortes na BR-470 foram Blumenau e Pouso Redondo, com oito óbitos em cada município. Em seguida, estão Navegantes, Rio do Sul e Ibirama, com quatro vítimas fatais, sendo a maioria homens.

Na avaliação da PRF, um conjunto de fatores faz a BR-470 no Vale do Itajaí ser tão perigosa. Na região de Blumenau, o trânsito está saturado. No Alto Vale, as serras sinuosas são tidas como fatores agravantes.

A maioria dos acidentes que acontece é pelo excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. A gente ouve falar muito que a pista é mal sinalizada e com buracos. Mas a questão é: quando você dirige em um local que não está bem sinalizado você precisa reduzir a velocidade do veículo — ressalta o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Marcos da Silva.

Operação Dia do Trabalhador

Com o feriado do Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira (1º), a expectativa é de que o fluxo de veículos na rodovia fique mais intenso nos próximos dias.

A PRF inicia nesta sexta-feira (26) a operação Dia do Trabalhador. A mobilização termina dia 1º de maio, às 23h59min, com policiamento preventivo em locais e horários onde há maior probabilidade de acidentes graves, de acordo com levantamento histórico das ocorrências. Policiais que estão atuando na área administrativa vão reforçar o trabalho.

A corporação também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros dos papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em algumas unidades, o condutor será convidado a assistir vídeos que mostram comportamentos no trânsito e as consequências das condutas.

Com base em informações do NSC

Receba primeiro as notícias do Jornal Diário do Alto Vale, faça parte do grupo de Whatsapp. Clique aqui 

.