Cidade
Foto: Divulgação

Helena Marquardt/DAV

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio do Sul (CDL) realizou na manhã desta terça-feira (2) o primeiro Café com o Lojista de 2021. O evento tem como objetivo reunir os comerciantes, discutir demandas do setor, buscar soluções e trocar experiências. No primeiro encontro a principal decisão foi a realização do Sábado Feliz que ficou marcado para o dia 6 de fevereiro e a abertura do comércio no Carnaval.

Desde o ano passado o café acontece de forma híbrida, presencialmente com uma quantidade reduzida de pessoas e também de forma virtual. Mesmo quem não é associado pode participar do evento. Apenas as votações são restritas somente aos associados.

Sobre a abertura das lojas no Carnaval, o presidente da CDL de Rio do Sul, Francisco Cardoso, explica que como a prefeitura vai trabalhar normalmente assim como outros setores, os lojistas decidiram que estarão com lojas abertas, ou seja, o comércio vai funcionar normalmente nos dias 15 e 16 de fevereiro. “Como não há ponto facultativo será um dia normal até porque não haverão desfiles e a vacinação está apenas começando, então é preciso manter os cuidados e a entidade entende que temos que ser protagonistas do comércio da cidade”, avaliou.

No primeiro café deste ano os lojistas também definiram a data do Sábado Feliz de março, que acontece no dia 6. Outro assunto abordado foi o planejamento de evento com ofertas especiais que está sendo programado para os próximos meses.

A reunião também tratou dos impactos da pandemia no comércio local e a entidade vai lançar nesta tarde uma pesquisa para avaliar como as lojas têm enfrentado a situação em relação à doença e de que forma elas foram atingidas financeiramente. “Vamos lançar a pesquisa para entender efetivamente o impacto da Covid no comércio de Rio do Sul, quantas vagas de emprego foram perdidas ou abertas, o impacto financeiro e tentar estabelecer um percentual, assim podendo planejar estratégias para melhorar”, finaliza.