Alto Vale
Foto: Julieti Largura - Cerca de 200 pessoas participaram do Café com o Prefeito, onde foram apresentadas as ações realizadas e projetos para o próximo ano

Na manhã de ontem (14), a Administração Municipal de Ituporanga apresentou uma prestação de contas de ações realizadas pelas secretarias municipais durante o ano de 2017 e prospecções de obras e investimentos para o próximo ano. O evento intitulado “Café com o Prefeito” aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades, lideranças da comunidade e população.

Segundo o Procurador-geral do Município de Ituporanga, José dos Santos Júnior, o intuito é deixar a população informada sobre os investimentos realizados durante o ano, valores aplicados, recursos que foram liberados, projetos elaborados e executados, ações promovidas pela administração e explanação das dificuldades financeiras.

Na pasta de Infraestrutura foi ressaltada a reconstrução de 16 pontes após o município ser castigado com fortes enxurradas, sendo cinco delas em concreto e outras 11 em madeira. Outras 20 pontes também tiveram que ser reformadas e recuperadas. Destaque também para o Lançamento da Operação Bairro Feliz da Secretaria de Urbanismo que já recuperou três bairros: Boa Vista, Santo Antônio e Jardim América.

Foi investido 49,74% da receita na Educação, ultrapassando o investimento mínimo que é de 25% e na Saúde 21,16% da receita também superando o mínimo exigido que é de R$ 15%. Igualmente os gastos da Folha de Pagamento tem essas duas secretarias como destaque: 47,35% da Folha é destinada aos servidores da Educação e 23% aos da Saúde.

“Isso demonstra que além de nossa constante preocupação com estrada boa, pavimentações, melhorias em diversos setores, a Educação e Saúde são nossa prioridade e onde acreditamos ser necessário investir cada vez mais”, comentou o prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho.

Outra apresentação, foi em relação a elaboração de mais de 30 projetos de pavimentação, muitos em fase final de licitação e outros aguardando a liberação de recursos. Entre essas pavimentações, está a Rua Hugo Haverroth, uma das maiores obras da gestão, que deve custar certa de R$ 2,4 milhões e será custeada pelo convênio assinado na última semana com o Badesc Cidades.

Aumento de salário para os servidores também está nos planos da gestão municipal de Ituporanga. “Queremos focar o ano de 2018 no funcionário público, poder atender melhor as necessidades e estudar maneiras de melhorar a remuneração deles. É preciso elaborar um Plano de Carreira adequado que visa beneficiar a todos os trabalhadores e sabemos que vamos enfrentar desafios, mas nossos funcionários precisam de valorização”, comentou a secretária da Administração, Bruna Rudolfo.

Ao final da explanação o prefeito Lorinho garantiu que vai continuar buscando por recursos nas esferas Estadual e Federal e que diante da situação crítica por que passa o país, é preciso cautela e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.

“Agradeço especialmente minha equipe que não mediu esforços para lutar pelo melhor à comunidade de Ituporanga. Tenho certeza que 2018 será um ano muito melhor”, finalizou o prefeito.