Cidade
Foto: Divulgação

As dependências da Câmara Municipal de Rio do Sul abrigou, desde a segunda-feira (7), a exposição fotográfica “Rio do Sul com um olhar na divers(cidade)”, que busca apresentar ao público o resultado de pesquisa realizada sobre diversidade sociocultural no município e, em especial, homenagear mulheres que contribuem para esta diversidade.

As imagens foram registradas por Eliane Campos, com pesquisa histórica e textos de Jonas Felácio Júnior e produção de Siara Bonatti e Deiziane de Souza Fontanive. Os realizadores solicitaram apresentar seu trabalho no espaço físico do Legislativo municipal, sendo autorizados pela Presidência. A mostra irá até o final do mês de março, sendo que neste primeiro momento são imagens de mulheres, e, após o dia 15 de março, outras pessoas serão mostradas na exposição, que fica bem no corredor da recepção da Câmara de Vereadores.

Junto a cada pessoa retratada, há um texto falando da história de cada uma e também a possibilidade de leitura destas informações em braile. O projeto tem patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2020 (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Rio do Sul), e promoveu uma pesquisa na cidade com o intuito de registrar e valorizar histórias de cidadãos e espaços que contribuem ou contribuíram de alguma forma para a construção do município, tornando-se referências em suas comunidades, em manifestações culturais, artísticas, profissionais ou mesmo como exemplos na superação de estigmas e preconceitos sociais existentes na sociedade.