Alto Vale
Arquivo/DAV

 

Inicia na próxima segunda-feira (10) mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Até o dia 15 de março, pessoas com idade entre seis meses e 49 anos precisam se imunizar contra a doença. A Secretaria de Estado da Saúde também já definiu o Dia D, sábado em que as salas de vacinação ficam abertas das 8h às 17h. Será em 15 de fevereiro.

 

De acordo com a responsável pela imunização na Gerência Regional de Saúde, Josiane Verdi Schaade, havia recomendação do Ministério da Saúde para que fossem vacinadas pessoas com idades entre 5 e 19 anos, mas por conta dos casos que já surgiram em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde optou por ampliar a faixa etária.

“Já são 39 municípios que registraram a doença no estado e até o dia 25 de janeiro foram 319 casos confirmados em pessoas, com idade entre 15 e 39 anos. Ao ampliar a campanha, conseguimos resgatar a população mais suscetível à doença e, possivelmente, interromper a circulação do vírus em Santa Catarina”, explica.

 

Josiane lembrou ainda que o sarampo estava extinto no Brasil desde 2000, quando foi registrado o último caso. A partir de então, surgiram casos esporádicos, em pessoas que viajavam para o exterior e voltaram com a doença, mas agora ele está de volta à realidade.

“Acredito que a falta de cobertura vacinal seja o fator determinante para que essa doença esteja de volta”, comenta.

 

Para quem tem dúvidas se precisa ou não da vacina, a orientação é revisar o histórico vacinal. Basta ir até uma das 58 salas de vacinas no Alto Vale. Quem não possuir o documento, conforme Josiane, recebe uma dose por garantia. Além do sarampo, os vacinadores também ficarão atentos às doses de medicamentos contra a Febre Amarela.

“Muitos casos de mortes de macacos com febre amarela já foram confirmados aqui em Santa Catarina. Todas as pessoas que chegarem para rever o histórico de sarampo, já terá analisada também a vacina contra a febre amarela”, pontua.

 

Sarampo em Santa Catarina

 

Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos. Dos 295 municípios catarinenses, 39 já registraram casos de sarampo. Os municípios com mais casos são: Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15), Jaraguá do Sul (14).

 

Luana Abreu