Alto Vale, Saúde
Foto: Arquivo DAV

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação contra outras doenças para crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos iniciou nessa segunda-feira (5), e segue até o dia 30 de outubro.
Em Rio do Sul, as oito salas de vacina disponíveis nas Unidades de Saúde dos bairros Barra do Trombudo, Budag, Barragem, Canta Galo, Bela Aliança, Santana e Santa Rita estarão abertas das 07h30 às 13h30. Já para aqueles que são atendidos na Policlínica o horário é das 08h30 às 16h30. Para fazer a vacinação não é necessário agendamento de horário.
A enfermeira da Vigilância Sanitária de Rio do Sul, Rosane Gandin da Rosa, explica que nesse ano a campanha ganha ainda mais importância, já que segundo ela, por conta da pandemia muitas crianças não puderam fazer as vacinas de rotina. “Como a gente está em um período diferente, de pandemia, a gente percebeu que muitas mães não trouxeram seus filhos para fazer as vacinas de rotina então é um momento importante para fazer a atualização da carteira”, comenta.
Além disso, segundo a enfermeira, todos os cuidados de proteção para evitar contaminação pelo coronavírus estarão sendo obedecidos nas unidades, ela reforça que os responsáveis devem levar as crianças para deixar as vacinas em dia. “Nós estaremos controlando o acesso, sempre atendendo duas ou no máximo três pessoas para evitar aglomerações, então estaremos com todos os cuidados e os pais podem trazer as crianças”, explica.

Em Salete campanha recebe apoio do Rotary Club

A campanha “Juntos pela Vacinação – Gotas que Salvam!” em Salete, contará com um aliado importante, o Rotary Club. Através de um link, um robô virtual do Zé Gotinha, disponível no aplicativo Messenger, vai orientar e tirar dúvidas sobre as vacinas. A ferramenta virtual, foi idealizada pelo Distrito 4552 do Rotary, e todos os Clubes são apoiadores. Ao acionar a conversa, o robô virtual fornece opções de perguntas que são respondidas em tempo real. Além disso, tem um “menu” que permite ao internauta apoiar a ação compartilhando o link da página com os seus amigos e fazer doações para a campanha mundial de erradicação da poliomielite.
A presidente do Rotary Club do município de Salete, Joyce Aguiar Sapelli, diz que a associação tem como principal meta a erradicação da poliomielite no mundo. “O Rotary internacional tem como principal meta, erradicar a poliomielite no mundo e há mais de 40 anos, os rotarianos estão juntos nessa causa. O Rotary é apoiador e financiador da erradicação da poliomielite e apoiamos essa ação no município”, relata.
A vacinadora Meri Terezinha Debarba Schmitz, explica que é muito importante fazer a revisão da caderneta de vacinação, para verificar caso alguém tenha deixado de tomar alguma vacina. A digitadora Flávia Lima disse que a meta é ter todas as crianças e adolescentes imunizados e com as vacinas em dia. Em 2019, mais de 500 crianças de zero a 5 anos foram vacinadas no município.
No dia 17 de outubro, ocorre o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional. Neste dia a sala de vacina do Posto de Saúde do Bairro Schreiber, estará trabalhando das 08h0 até as 16h30.

Demais vacinas oferecidas na campanha

As demais vacinas que serão oferecidas durante a campanha são: Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18), Poliomielite, BGC (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b), Rotavírus (diarreia por rotavírus), Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos), Meningocócica C (doença meningocócica C), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Hepatite A, Varicela (catapora).