Alto Vale, Saúde
Rio de Janeiro – Vacinação contra a gripe na clínica da família Sérgio Vieira de Mello, região central da cidade. O início da vacinação contra a gripe foi antecipado para esta segunda-feira(25), em todo o estado do Rio de Janeiro, para gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de cinco anos, além de pacientes renais crônicos. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Entre os dias 17 de abril e 26 de maio, ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Estima-se que 54,3 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o país. Nesse ano, o Ministério da Saúde definiu que a prioridade são crianças com idades entre seis meses e abaixo dos cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e professores do ensino básico e superior, de escolas públicas ou privadas.

A secretária de Saúde de Petrolândia, Mariza dos Santos, orienta que todos os moradores que integram o público alvo se organizem com antecedência para buscar a prevenção. “É muito importante que todas as pessoas que pertencem aos grupos indicados compareçam ao posto de saúde para tomar a vacina”, afirma ela. “Além de prevenir a própria gripe, a vacina pode evitar diversas outras possíveis complicações, principalmente respiratórias”.

Em Petrolândia, a campanha ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30. No dia 13 de maio, um sábado, será realizado o Dia D, quando a Unidade Básica de Saúde (UBS) estará aberta das 8h às 17h30, exclusivamente para vacinação. “Para pessoas com doenças crônicas, haverá uma avaliação de verificação da necessidade da vacina em cada caso”, ressalta Mariza.