Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Hospital e Maternidade Santa Terezinha, em Salete, vem sofrendo com a falta de recursos. Para ajudar a instituição a ampliar os serviços oferecidos, uma empresa da cidade confeccionou camisetas que estão disponíveis para venda em diversos pontos. Com o dinheiro arrecadado, a unidade vai colocar em operação o aparelho de ultrassonografia que está parado há cerca de seis anos.

A presidente da unidade hospitalar, Anadir Koch Belli, conta que a ideia da campanha “Prevenção do Bem” surgiu há algum tempo em reunião com lideranças da Rohden, que buscavam uma forma de contribuir com o hospital.

“A Rohden é uma empresa que sempre colaborou com o hospital, então, outro dia eles vieram nos visitar e perguntaram o que poderiam fazer para ajudar o hospital, sendo que eles já contribuem com um valor mensal. Aí lembramos que temos o aparelho de ultrassom e a gente está querendo colocar a funcionar porque já está cerca de seis anos parado por falta de profissional e hoje, como sempre, estamos com dificuldades financeiras”, comenta.

Um orçamento feito pela equipe da unidade apontou a necessidade de aproximadamente R$20 mil para colocar o aparelho em funcionamento, desde custos com preparação de sala, nobreak, impressora, e técnico para fazer a instrução do profissional que vai utilizar a máquina. Segundo Anadir, a empresa abraçou a ideia e começou a pensar em uma forma para arrecadar o valor.

“Aproveitando os meses de outubro e novembro, que fazem referência à prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente, eles trouxeram 500 camisetas para o hospital vender e ficaram com outra parte para venderem lá também”, conta.

A presidente da instituição ainda afirma que disponibilizar os exames de ultrassom na unidade é um sonho antigo e que está sendo realizado. “Eu como presidente, me sinto muito feliz, porque quando entrei aqui, meu maior objetivo era colocar o aparelho em funcionamento pelo fato de que, hoje as pessoas do município precisam sempre estar se deslocando para outro município e esperando por muito tempo para esse serviço. Então é muito gratificante para a gente conseguir colocar o aparelho de ultrassom em funcionamento”, destaca.

Ela ainda diz que o serviço deve estar disponível em aproximadamente 30 dias e que tudo já está sendo encaminhado. “O médico já está esperando e acredito que esta semana a gente já possa chamar o técnico para fazer revisão no aparelho e dar as instruções. Acredito que em um mês a gente já consiga deixar tudo funcionando”, acrescenta.

A camiseta custa R$25,00. Para adquirir e ajudar o Hospital e Maternidade Santa Terezinha basta ir até um dos três pontos de venda, na recepção do hospital, no Cantinho da Saúde ou na Loja da Zélia.