Alto Vale
Foto: Divulgação

Neste sábado (21), das 9h às 12h, o Cartório Eleitoral de Trombudo Central fará plantão de atendimento para o cadastramento biométrico. A medida tem em vista o processo de revisão de eleitorado pelo qual 43 municípios de Santa Catarina estão passando, entre eles Trombudo Central e Braço do Trombudo. Para facilitar o processo, o eleitor pode agendar seu atendimento através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), no endereço www.tre-sc.jus.br.

O cadastramento biométrico é obrigatório nos municípios que estão em revisão de eleitorado, como é o caso de Trombudo Central e Braço do Trombudo. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Trombudo Central, José Lori Nunes Soares, mais de 75% dos eleitores já fizeram o cadastro. Porém, cerca de duas mil pessoas ainda não compareceram ao cartório. “Quando há um procedimento como a revisão, a praxe é no último fim de semana fazer um plantão, para dar uma oportunidade para aquelas pessoas que têm dificuldade de comparecer durante a semana”, explica Soares.

No Cartório Eleitoral de Trombudo Central, o prazo de comparecimento termina na sexta-feira da semana que vem, dia 27 de outubro. Soares ressalta que o eleitor que não se apresentar terá o título cancelado, e estará sujeito a uma série de sanções. “Para os eleitores de Trombudo Central e Braço do Trombudo que não fizerem a revisão até o dia 27, o título será cancelado. É obrigatório para esses municípios”, destaca.

Para fazer a biometria, é necessário que a pessoa leve o título de eleitor, um documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Para facilitar o atendimento, Soares aconselha que os eleitores façam o agendamento do atendimento pelo site do TRE-SC, ou através do telefone 0800-647-3888.

Segundo o chefe do cartório, o agendamento é importante porque garante que o eleitor vai ser atendido no horário marcado. “Para sábado já tem 34 pessoas agendadas, e nós temos uma capacidade de atendimento de 120 pessoas por dia durante a semana. Então, a pessoa que não fez o agendamento pode demorar a ser atendida”, alerta.

Soares ainda ressalta que, no plantão feito pelo cartório em agosto, algumas pessoas esperaram pelo atendimento por mais de uma hora. “O sistema chama primeiro quem está agendado, por isso o agendamento é importante”, conclui.

Biometria

O cadastramento biométrico de eleitores no estado de Santa Catarina iniciou-se em março de 2008, com o município de São João Batista. Após a inclusão gradual de diversas cidades, prevê-se que ainda durante este ano ocorrerá a completa migração do formato de atendimento na Justiça Eleitoral de Santa Catarina.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Carolina Ignaczuk