Alto Vale
Foto: Helena Marquardt/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Quem nunca pensou em largar tudo e viajar pelo Brasil? Esse é o sonho de muita gente, só que poucos têm a coragem de realizá-lo. Mas é justamente o que vai fazer um casal do Alto Vale que deixou os empregos formais e o conforto do seu apartamento para conhecer de perto cada cantinho do país sobre quatro rodas. A viagem inicia nos próximos dias e não tem prazo para terminar.

Camila Hinkil Maba conta que o marido propôs a ideia em 2016 quando ela atuava como consultora de sistemas de informação e viajava o Brasil a trabalho, mas naquele momento ele não conseguiu convencê-la a largar tudo. “Eu achei loucura porque era bem resolvida profissionalmente e não conseguia projetar a vida em um carro, mas ele foi me convencendo, tocando no assunto de várias formas e em 2019 caímos na estrada pela primeira vez”, lembra.

A primeira aventura de carro foi chegar ao Ushuaia, na Argentina, onde eles enfrentaram temperaturas congelantes e sentiram na pele as dificuldades de viajar de carro sem nenhum conforto, afinal estavam com um veículo 4×4 e apenas uma barraca de teto. Mesmo assim a experiência serviu de aprendizado e preparação para o novo projeto que começa nos próximos dias: percorrer o Brasil de Sul ao Norte conhecendo de perto a riqueza de cada região.

Deivid Maba, que trabalha com filmagem e edição de vídeos, explica que para a nova viagem eles decidiram comprar uma van e fazer toda a adaptação para que ela fosse transformada em uma verdadeira casa. “Na primeira viagem a gente viveu de uma forma que não era tão confortável. Foi aventureira e divertida, mas passamos alguns perrengues por conta do frio e da chuva, mas agora dentro da van fechamos a porta e temos aquela sensação de estar dentro do nosso lar, com a nossa caminha, o nosso fogão”, disse.

Ele conta ainda que toda adaptação foi feita pelo casal. “Sabemos que é difícil montar um carro desses e fazer numa fábrica acaba tornando inviável porque não tínhamos tanto dinheiro para investir nesse momento, então pensamos em pegar algumas dicas e ir montando aos poucos e principalmente a fase de acabamento foi de muita pesquisa na internet até ficar como a gente queria. Como era para a gente, colocamos todo o amor e todo o carinho possível e nosso carro foi a prova que todo mundo consegue fazer aquilo que quer desde que realmente se empenhe e tenha foco”.

A viagem do casal vai começar na próxima semana pelo Rio Grande do Sul, depois eles vão seguindo o trajeto até o Norte sem nenhuma pressa. “Dessa vez não planejamos muito roteiro, vai ser deixa a vida me levar, porque às vezes você conhece alguém que fala sobre um local que temos que conhecer e que às vezes a gente não tivesse acesso só com pesquisa na internet, então queremos aproveitar justamente esse lado de poder sentir e nos surpreender a cada momento da viagem”, ressalta David.

“Para essa nova etapa a nossa expectativa é muito boa, com mais conforto. Nos organizamos financeiramente e estamos nos adaptando com essa nova rotina, mas não temos um prazo definido de quanto tempo a viagem vai durar”, finaliza Camila.

Quem quiser acompanhar a aventura dos jovens pode assistir os vídeos através do seu canal no Youtube: Gratidão na Bagagem.