Cidade
Foto: Divulgação

A Casan executa a partir da próxima segunda-feira, 1° de fevereiro, melhorias na Estação de Tratamento de Água que atende o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Rio do Sul.Com investimento de R$ 442.000,00, será substituído o sistema de decantação da unidade que produz diariamente mais de 30 milhões de litros de água para a capital do Alto Vale, Aurora, Lontras, Agronômica, Laurentino e a Serra São Miguel, em Ibirama.

“A troca vai proporcionar uma melhoria operacional no tratamento, com ganhos na qualidade da água e na segurança no abastecimento”, explica o engenheiro Fernando John Roesner, da Gerência Operacional da Superintendência Norte-Vale do Itajaí.

Serão substituídos dois módulos de decantadores, com obras programadas para execução em duas etapas. A primeira, a partir de segunda-feira, se prolongando durante toda a semana. A seguinte está sendo programada e será devidamente informada aos moradores.

Durante os trabalhos nesta primeira etapa, de 1° a 6 de fevereiro, a vazão da Estação de Tratamento de Água terá uma diminuição de 25% em sua capacidade de produção. Por esse motivo, a Casan faz um apelo para uso econômico da água, com prioridade às atividades essenciais de preparação de alimentos e higienização. “O uso consciente será fundamental para que moradores dos locais mais afastados, nas chamadas pontas de rede, possam também receber água”, alerta Roesner.

Ele explica que a água percorre um longo caminho entre a Estação de Tratamento e as residências, e quanto mais a Companhia contar com a colaboração e economia dos moradores ao longo desse percurso, mais condições as equipes terão de levar água aos pontos mais distantes.

“Nesses momentos também é importante ressaltar a importância da caixa d´água nos imóveis, pois é essa reserva domiciliar que garante a continuidade do abastecimento em períodos como esse em que ações de melhorias exigem redução no fornecimento de água”, complementa.