Alto Vale
Foto: Divulgação

O que era pra ser apenas uma brincadeira se transformou em  um “case de sucesso” para a Rádio Sintonia FM de Ituporanga. Como opção de entretenimento na programação da emissora o programa de humor “Hora do Bafafá”, apostou em um desafio na edição desta terça-feira, 26, e alcançou métricas relevantes na página oficial no Facebook.

O desafio que sugeria que o produtor do programa Gabriel Hardt, raspasse o cabelo e a barba dependia da quantidade de visualizações simultâneas na live feita por meio do Facebook.  “Queríamos fazer um teste, com nossos ouvintes e nossos seguidores. Estipulamos a meta de 500 seguidores simultâneos para que pudéssemos raspar o cabelo e 600 seguidores simultâneos para tirar a barba também”, contou Berta Thiesen uma das integrantes do quadro.

Ela conta que em menos de 15 minutos no ar, as duas metas já tinham sido alcançadas. “Ficamos felizes em ver que nossos ouvintes, também são nossos seguidores. Estamos buscando essa interação entre as plataformas, unindo o rádio e as redes sociais. E o que mais nos impressionou é que mantemos a média de 600 espectadores durante todo o programa que tem duração de uma hora”, relatou.

Foram mais de 630 expectadores simultâneos, engajamento de mais de 5.600 pessoas, mais de 18 mil visualizações, 350 compartilhamentos e até o momento mais de 45 mil pessoas alcançadas. 

Para o analista em marketing digital com foco em redes sociais, Juarez Vinícius Miglioli  os números mostram que a estratégia de interagir com o publico em diversas plataformas tem funcionado principalmente nessa época de pandemia inclusive em regiões mais interioranas como é o caso aqui do Alto Vale do Itajaí.

A Hora do Bafafá é um programa humorístico, transmitido pela emissora todas as terças-feiras a partir das 19h. Foi ao ar pela primeira vez em 11 de setembro de 2018, e desde a primeira edição mescla a audiência entre os ouvintes amantes do rádio e também via transmissão nas redes sociais. Atualmente, a equipe conta com Gabriel Hardt na direção, João Sérgio na ancoragem, Edésio Bilk, Erlon Carlos e Berta Thiesen, interpretando alguns personagens.

Segundo Miglioli as redes sociais como Facebook, Instagram e o comunicador WhatsApp tiveram um crescimento de cerca de 40% desde meados de março deste ano. “Já era esperado que a quarentena contribuísse para o aumento do consumo de conteúdo na internet.  Os números que a emissora alcançou só prova que as pessoas estão mais conectadas”, enfatizou.

A Rádio Sintonia que completa no próximo mês 39 anos de história tem buscado sempre inovar na programação. “Alem do jornalismo, que sempre foi carro chefe, temos investido no entretenimento para manter uma programação diversificada e hoje cada vez mais estamos buscando esse público nas redes sociais, e ficamos felizes em ver que estamos no caminho certo”, afirmou a diretora da emissora Ana Cristina Exterkötter Maciel.

A emissora utiliza hoje as principais redes sociais para interação com os ouvintes:  Facebook, Instagram e WhatApp.  “A página oficial da Sintonia FM no Facebook está com mais de 42 mil curtidas e  46,5 mil seguidores.  No Instagram em pouco mais de um ano com a conta ativa são 14,2 mil seguidores e o WhatsApp é utilizado diariamente como canal de interação nos programas de entretenimento”, explica a diretora.

Outra aposta da emissora é descobrir o perfil do ouvinte. “Estamos com uma nova estratégia, que iniciamos há poucos meses que é o ouvinte cadastrado, já contamos com mais de 5 mil pessoas cadastradas”.

A Sintonia Fm conta ainda com um portal de notícias atuante que mensalmente tem em media 120 mil acessos.