Cidade
Foto: Divulgação

Esta terça-feira (19) será de comemoração na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio do Sul. Na data, a entidade celebra 54 anos de fundação, uma trajetória marcada pela união de esforços em prol do fortalecimento do comércio local e do desenvolvimento do município. Atualmente a entidade conta com cerca de 650 associados e é referência para o comércio varejista regional.

Na capital do Alto Vale a CDL foi fundada com a denominação de Clube de Dirigentes Lojistas em 19 de outubro de 1967 em uma reunião solicitada por iniciativa de Egon Ewald. Na ocasião estiveram presentes representantes de 13 comércios da cidade e que oficializaram a criação.
Em 1969 a entidade passou a disponibilizar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) oferecendo assim uma importante ferramenta para os associados e que até hoje é fundamental para as vendas no crediário.

Já na década de 70, os sócios perceberam a necessidade e a importância de disponibilizar aos associados um departamento de lazer que anos mais tarde seria tirado do papel. Em 1976 foi adquirido um terreno para a construção de sua sede campestre que foi inaugurada em setembro de 1980.
Com o aumento dos serviços prestados e a preocupação permanente em melhor atender os associados, a entidade construiu sua sede administrativa na rua XV de Novembro nº 73, que foi inaugurada em setembro de 1989. Mas apenas em 1994 a CDL passou a chamar-se de Câmara de Dirigentes Lojistas ao invés de Clube de Dirigentes Lojistas.

“Foram muitas conquistas ao longo desses 54 anos em prol do comércio de Rio do Sul, então o dia é de lembrar todas as pessoas que já contribuíram com a entidade para que ela se tornasse o que é hoje. Além de lutar sempre pelo fortalecimento e todas as demandas do setor, a CDL desempenha um papel fundamental especialmente nas capacitações que impactam diretamente no atendimento de cada pessoa que vai até uma loja de Rio do Sul”, afirma o presidente da CDL, Francisco Cardoso.

Hoje a entidade é responsável por promover grandes eventos no município como a Feira Ponta de Estoque, Festival Riosulense da Cerveja, Páscoa Encantada e Natal.