Cidade
Luana Abreu/DAV

 

Luana Abreu

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio do Sul, agora sob nova presidência, iniciou 2020 fazendo um planejamento com o intuito de preparar o comércio para as datas comemorativas e os eventos que são promovidos pela entidade ao longo do ano. De acordo com o presidente, Francisco José Cardoso, o Chico, o intuito é atrair pessoas de toda a região para a cidade e consequentemente aumentar as vendas, fazendo com que a comunidade também tenha boas experiências na hora das compras.

 

Para 2020, algumas novidades estão sendo estudadas pela CDL. Uma delas é a volta da compra premiada, que tem o objetivo de atrair clientes em datas comemorativas, com ênfase para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal. Serão R$ 50 mil em prêmios, incluindo um carro 0 km.

“Estamos desde 2012 sem fazer essa promoção porque tivemos complicações com a Caixa Econômica Federal, já que tudo o que envolve prêmio, precisa passar por lá. Vamos apresentar a ideia pronta para os lojistas no fim do mês e a expectativa é sortear o carro no Natal. No Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais o consumidor também será presenteado, mas com prêmios menores”, comenta.

 

Chico também comentou sobre os eventos que são promovidos em Rio do Sul e que contam com a parceria da CDL, como o Natal Encantado, Festival da Cerveja, Feira Ponta de Estoque, Capipop e o Stammtisch, que deve vir com alterações para a edição de 2020.

“Vamos colocar mais banheiros, mais seguranças e fazer algumas mudanças. Queremos fazer uma festa que possa atender todos públicos”, explica.

 

Outro ponto que entrará em debate no próximo ano é o horário de funcionamento do comércio. Há um acordo entre CDL e Sindicatos com validade até o dia 30 de abril de 2020 que deixa aà disposição do lojista abrir ou não o comércio aos finais de semana, feriados e depois das 18h.

“Queremos manter esse acordo, com o patrão cumprindo com os direitos dos funcionários, como ocorre hoje. Assim que esse prazo encerrar, faremos uma nova convenção para discutir esse caso”, ressalta.

 

Sábado Feliz

 

Os sábados que o comércio ficará aberto até às 17 também já estão pré-acordados. Nos meses com datas comemorativas, maio, junho, agosto e outubro, serão dois sábados felizes.

“Nos meses em que não houver datas comemorativas, a intenção é sempre trazer atrações e atividades para estimular a vinda das pessoas para o Centro, como já ocorre hoje. Estamos vendo parcerias com entidades privadas e com o setor público, como é o caso da Fundação Cultural de Rio do Sul”, salienta.

 

NRF Expo

 

Três diretores da atual gestão da CDL estão embarcando nesta quinta-feira (09) para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da NRF Expo 2020, uma feira que apresenta tecnologias de ponta para negócios de diferentes segmentos do varejo, como: vestuário, mercearia e alimentos, eletrônicos, lojas de departamento, cosméticos, entre outros. O evento ocorre entre os dias 12 e 14 de janeiro.

 

De acordo com Chico, Raul Carlos Pamplona, Rafael Hafemann Moser e Maicou Girelli participarão da feira e na próxima edição do Café com Lojista, os três apresentarão as novidades aos outros comerciantes.

 

“O objetivo da ida deles até lá é trazer inovação e tecnologia para o comércio de Rio do Sul. Queremos quebrar paradigmas e mostrar nossa importância para o Alto Vale”, explana.