Cidade
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

A celebração da Semana Santa é uma das mais importantes da liturgia cristã. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, e segue até o Domingo de Páscoa que relembra a ressureição do filho de Deus. A Sexta-feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário, já que ela representa a recordação da morte de Jesus e nessa data os fiéis se recolhem para fazer a adoração. No domingo de Páscoa as famílias costumam participar das celebrações pela ressureição de Jesus, e muitas dessas missas chegam a atrair milhares de devotos, por isso nesse ano as cerimônias tiveram que ser adaptadas. Em Rio do Sul a Catedral São João Batista optou pelas transmissões ao vivo para levar a palavra até os fiéis.

Por conta da pandemia as igrejas não poderão mais estar cheias nessa Páscoa, e de acordo com o último Decreto Estadual os templos religiosos têm permissão para realizar atividades com limite máximo de ocupação de 25%. O padre Fagner Pacheco, vigário da catedral de Rio do Sul, explica que as missas estão acontecendo com 25% de ocupação e que além da higienização de toda a catedral estão sendo realizadas a aferição da temperatura e a higienização das mãos com álcool em gel no momento da chegada do fiel. Algumas adaptações também foram necessárias nas celebrações. “Todas as celebrações acontecerão com algumas adaptações, por exemplo na quinta-feira a gente costumava fazer o translado do santíssimo e uma pequena procissão justamente para levar o santíssimo de um lugar para o outro e ali fazer uma adoração. Dessa vez vai ser adaptada e não vai ter propriamente a procissão, ou seja as pessoas que estiverem na missa não vão sair dos seu lugares por conta dessa higienização dos locais”, explica.

O padre ressalta ainda que na Sexta-feira Santa não haverá a adoração da cruz da mesma forma como acontecia em outros anos e que os fiéis que não forem até a catedral poderão assistir as missas pela internet. “Ontem de manhã tivemos a missa dos óleos que foi restrita aos padres. Antigamente vinham ônibus de outras paróquias e dessa vez fizemos um pouco mais restrita. O restante do povo pôde acompanhar por meio da transmissão pela página do facebook da catedral”, comenta.

Para acompanhar as missas basta acessar: facebook.com/catedralderiodosul.

Programação:

Quinta-feira Santa
19h: Missa Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
Sexta-feira Santa
15h: Ação Litútgica
20h: Ofício de Trevas
Sábado Santo
19h: Missa da Vigília Pascal
Domingo de Páscoa
8h: missa
10h: missa
19h: missa