Alto Vale
Foto: arquivo DAV

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O avanço da tecnologia pode ser essencial nos dias de hoje, mas infelizmente abriu espaço para que pessoas de má índole usem a internet e todas as ferramentas que ela possui para fazer o mal. Nos últimos dias, pelo menos 15 clientes relataram o recebimento de falsas faturas de energia elétrica por e-mail e a Celesc alerta para golpes em todas as regiões, inclusive no Alto Vale.

A situação já foi registrada em diversas regiões do estado de Santa Catarina. Quem aplica o golpe, envia uma falsa fatura através de um e-mail diferente e muitas vezes, quem recebe não percebe que o e-mail foi enviado por um remetente diferente da Celesc e acaba fazendo o pagamento.

Para evitar que os clientes caiam nesse golpe, a Celesc orienta para alguns cuidados que podem prevenir, como a atenção redobrada ao remetente, uma vez que o único endereço de e-mail utilizado para envio de faturas é celesc-fatura@celesc.com.br. Outros dados cadastrais como a razão social(Celesc Distribuição SA) e o CNPJ (08.336.783/0001-90) também podem ser conferidos antes.

A empresa que faz a distribuição de energia elétrica em todo o estado ainda destaca que os consumidores podem fazer os pagamentos com débito automático ou confirmar a autenticidade da fatura no aplicativo ou site. Além disso, para acessar uma segunda via da fatura, o cliente pode entrar no site da Celesc (www.celesc.com.br), acessando a área logada da Agência Web pelo ícone “Acesse seus Dados” na página inicial.

A empresa reforça que não solicita depósito em conta, não liga para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio cliente. Os canais oficiais de atendimento são 0800 48 0120 (comercial), 0800 48 3232 (ouvidoria) e 0800 64 64 050 (para deficiente auditivo).