Cidade
Foto: Divulgação

Rafaela Correa – Cláudia Pletsch/DAV

O Centro de Atendimento a Covid-19 de Rio do Sul já realizou desde o início da pandemia mais de 12 mil atendimentos. A capital do Alto Vale foi uma das cidades com mais casos na região e até a última atualização, nesta terça-feira (5) eram cerca de 4,5 mil casos confirmados, 4,204 recuperados e 31 óbitos. Os bairros Centro, Canta Galo e Taboão são no momento, os que mais registraram confirmações, ao mesmo tempo em que o Laranjeiras e Progresso registraram os maiores números de mortes.

Para conhecer melhor o cenário epidemiológico do município de Rio do Sul, existe um portal atualizado diariamente sobre o número de casos, recuperações, óbitos e ativos. Além dessas informações é possível conferir ainda os índices por bairros, sexo e faixa etária. A última atualização mostrava maior número de casos ativos nos bairros Taboão, seguido por Canta Galo, Bremer e Centro. Já o maior número de recuperados estão nos bairros Centro, Canta Galo e Taboão.

Contrastando o cenário, no bairro Navegantes até o final da tarde dessa terça-feira não haviam casos ativos e por lá 32 pessoas já se recuperaram da doença. Na mesma situação também pode ser citado o bairro Canoas, no qual 180 pessoas estão recuperadas e não há casos ativos. Os bairros Canoas, Navegantes, Albertina, Itoupava, Boa Vista, Santana, Pamplona e Barragem não têm registro de óbitos.

Os gráficos do portal mostram também que as mulheres entre 30 e 39 anos foram as mais atingidas. Sendo 609 mulheres e 515 homens na mesma faixa etária. O número também é maior nas mulheres com idade entre 20 e 29 anos. O número de homens contaminados na mesma faixa etária é de 434. Entre 40 e 49 anos, novamente aparecem as mulheres com a taxa mais alta de infecção, sendo até o momento 446. Na mesma idade, o número de homens é de 408.

Apesar de toda a tristeza trazida pelo coronavírus, 95,37% dos infectados estão recuperados. Há ainda 3,97% pessoas com a doença ativa e 0,70% veio a óbito.

Situação dos bairros

Na Valada São Paulo foram registrados três óbitos e 111 recuperados, no local existe apenas um caso ativo. No bairro Santa Rita um óbito foi registrado e até o momento existem dois casos ativos, outros 66 moradores já se recuperaram da doença. No Fundo Canoas 279 pessoas se recuperaram, mas o bairro registrou um óbito e no momento existem dois casos ativos.

O bairro Barra do Trombudo também registrou dois óbitos, 151 pessoas se recuperaram da doença e existem dois casos ativos. Sem registrar nenhum óbito e com 57 recuperados o bairro Albertina tem dois casos ativos, já no Itoupava são três ativos e 105 recuperados.

O bairro Sumaré registrou dois óbitos e 259 pessoas se recuperaram da doença, até o momento existem cinco casos ativos no local. O bairro Boa Vista também não registrou óbitos e por lá 159 pessoas se recuperaram, a preocupação no momento é com os cinco casos ativos que foram registrados. No Bela Aliança um óbito foi registrado e também existem cinco casos ativos, no local já são 133 pessoas recuperadas.

O bairro Santana não registrou nenhum óbito e até o momento tem 238 pessoas recuperadas, além de seis casos ativos. No bairro Rainha são 37 pessoas recuperadas, mas o local tem seis casos ativos e já registrou um óbito. No Pamplona não foram registrados óbitos e 52 pessoas estão recuperadas da doença, no local são seis casos ativos até o momento. O bairro Jardim América registrou um óbito e já são 288 recuperados além de seis casos ativos, no Barragem também existem seis casos ativos, mas o local não registrou nenhum óbito e já são 155 pessoas recuperadas. No Eugênio Schneider já foram registrados dois óbitos e até o momento existem sete casos ativos além de 127 recuperados.

No Budag são sete casos ativos e 201 recuperados, o bairro também registrou um óbito até o momento. O Progresso foi um dos que mais registrou óbitos, foram quatro até o momento, no local existem nove casos ativos além de 184 pessoas recuperadas, da mesma forma o bairro Laranjeiras também registrou quatro óbitos, até o momento houve o registro de 254 pessoas recuperadas mas esse é um dos bairros com mais casos ativos, até o momento são 11 casos.

O Centro também possui 11 casos ativos e já registrou três óbitos, 356 pessoas estão recuperadas. O bairro Bremer tem 15 casos ativos e já registrou três óbitos além de 161 pessoas recuperadas. No Canta Galo existem 23 casos ativos e 311 pessoas já se recuperaram da doença, o local já registrou um óbito. Em primeiro lugar nos casos ativos está o bairro Taboão com 33 pessoas infectadas até o momento, o local já registrou 299 recuperados além de um óbito.