Alto Vale, Saúde
Foto: Divulgação

Com o aumento nos casos de infecção pelo novo coronavírus, a administração municipal de Presidente Getúlio decidiu ampliar o atendimento aos pacientes neste final de ano. No período de recesso nas repartições públicas municipais, o Centro para Enfrentamento da Covid-19 atenderá em sistema de plantão. Haverá dois médicos disponíveis, das 8h às 17h.

Os pacientes sintomáticos poderão procurar atendimento nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro. O local estará fechado somente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, que são feriados e pontos facultativos.

Nos demais dias, pessoas com sintomas gripais deverão procurar o Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora, que também contará com dois médicos, conforme acordado com a Secretaria de Saúde.

Ambulatório Geral tem novas especialidades

Agora, o Ambulatório Geral de Especialidades (AGE) de Presidente Getúlio conta com atendimentos de otorrinolaringologista e nutricionista. Os novos especialistas já têm agendamentos.

O otorrino é responsável por tratar da área do nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Já o nutricionista é capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde, através de ações baseadas nos conhecimentos da ciência e alimentação.

Assim como as demais especialidades, para consultas, é necessário encaminhamento do clínico geral de uma das unidades de saúde.
Atualmente, o AGE oferece também serviços de profissionais como cardiologista, ginecologista, urologista, pediatra, neurologista, psiquiatria, cirurgião vascular, psicólogo e fisioterapeuta. São realizadas cerca de 800 consultas mensais.

A população getuliense pode contar também com exames de ultrassonografia, ecocardiografia, eletroneuromiografia, nasolaringoscopia, videolaringoscopia e eletrocardiografia.

AGE

O Ambulatório Geral de Especialidades (AGE) iniciou os trabalhos em janeiro deste ano, com o intuito de centralizar a demanda de atendimentos específicos para a população de Presidente Getúlio. O novo espaço está localizado aos fundos da Unidade Básica de Saúde do Centro.

O espaço foi criado, com o intuito de diminuir a espera dos pacientes. “Antes, os especialistas atendiam em sistema de mutirão, aos sábados. Assim, consultas com urologista e pediatra aconteciam uma vez por mês, por exemplo, agora é semanalmente”, explica Iara Possamai, secretária de Saúde.
Além de tornar mais célere o atendimento, a criação do espaço possibilitou uma rotina na regulação dos pacientes. Com isso, ficou mais simples identificar as prioridades da população.