Alto Vale
Divulgação

O Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap) inaugurou a Trilha da Mata Atlântica, localizada na margem do reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, na localidade de Riachuelo, em Lontras.

A trilha tem cerca de 600 metros e está numa área em franco processo de regeneração florestal e recuperação de mata ciliar, iniciada e mantida pelo Cesap desde 2008, onde já foram plantadas cerca de 50.000 mudas de espécies nativas.

A principal proposta da trilha interpretativa é servir como unidade de educação ambiental para estudantes, além de oferecer contato direto com o rico bioma da Mata Atlântica.

Neste sentido foram instalados painéis pedagógicos que permitirão ao visitante conhecer um pouco mais sobre as características da Mata Atlântica, como sua biodiversidade, importância e integração com o ser humano, além de dicas importantes de conservação ambiental.

Com grau de dificuldade suave, margeada pelas águas do rio Itajaí-Açu, o passeio pela trilha é recomendado para todas as faixas etárias, proporcionando ao visitante um belo cenário em processo de regeneração, com inúmeras espécies de árvores nativas e animais no habitat natural.

A trilha foi instalada dentro da Campanha “O Rio Pede a Nossa Ajuda”, através de parceria entre o Cesap e a empresa Meio Biótico.

O espaço estará aberto à rede de ensino dos municípios do entorno do empreendimento. “Esperamos em breve poder agendar as visitas dos estudantes como forma de complemento ao projeto pedagógico que já é executado no âmbito da Campanha”, destaca Pedro Nogueira, responsável pela área socioambiental do Cesap.