Alto Vale
Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A  chegada de uma massa de ar frio de origem polar nesta semana já preocupa pessoas em situação de vulnerabilidade e algumas instituições da região. De acordo com o aviso meteorológico da Epagri Ciram, até o dia 21 de maio, as temperaturas devem ficar mais baixas e a falta de roupas mais pesadas, abrigos e cobertores pode prejudicar muitos moradores. Por isso, em alguns municípios campanhas estão sendo realizadas para ajudar quem realmente precisa.

No município de Trombudo Central, por exemplo, a Secretaria de Assistência Social lançou uma campanha para arrecadar cobertas e roupas de inverno. As doações podem ser entregues na Associação de Moradores Alto Vale toda segunda-feira.

Já em Rio do Sul, a Comissão BRHaiti, que disponibiliza ajuda durante todo o ano para migrantes, continua com os pedidos de doações, sobretudo pela chegada do frio mais intenso. Segundo membros da Comissão, interessados em ajudar podem ir até a sala de doações na rua Germano Sandri, no bairro Barragem, ao lado da Igreja Católica.

“Todos os sábados nós temos a nossa sala de doações aberta para as pessoas que precisam e nós vamos manter. Estamos incentivando as pessoas doarem roupas de inverno porque ganhamos muitas peças de verão, mas ainda precisamos de cobertores, colchões e roupas quentes. Estamos lá na nossa sala todas as terças-feiras das 7h às 10h e todos os sábados das 8h30 às 12 horas”, ressalta a assessora da Comissão, Neide Maria Machado.

Em Rio do Campo, a Administração lançou na semana passada uma campanha para arrecadar agasalhos, não apenas pela previsão de frio para esta semana, mas em razão do inverno que se aproxima. A intenção é que as pessoas procurem a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social até o dia 24 de junho para doar peças mais pesadas que já não são utilizadas e que ainda podem servir para outras pessoas.

O que diz a previsão?

O sistema que atua no Sul do Brasil é uma massa de ar frio de origem polar. De acordo com a Epagri Ciram, a previsão é de temperatura baixa com chance de chuva congelada ou neve isolada, como já ocorreu em alguns municípios da serra catarinense (com temperatura próxima de 0°C) no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul nesta terça-feira (17). Durante a quarta-feira (18) até a madrugada de quinta (19), permanece a condição de neve para o Planalto Sul. Na madrugada e amanhecer de sexta-feira a sábado (20 e 21), a temperatura deve ficar próxima de 0°C e negativa, com geada nas áreas altas do Oeste aos Planaltos, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.