Alto Vale
Bianca/Dona Emma

 

A população de Dona Emma receberá oficialmente nessa sexta-feira (7) a nova Clínica de Hidroterapia e Fisioterapia Vereadora Cristina Possamai de Oliveira Muniz. A inauguração irá ocorrer às 17h. No local os pacientes poderão realizar tratamentos de fisioterapia em uma estrutura completa para os atendimentos desta especialidade no próprio município. A construção, está na rua Antônio Frare, no centro, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade Integrada de Saúde Mário Frare.

 

O investimento total foi de R$ 391.770 e o projeto foi desenvolvido pela equipe da Administração Municipal de Dona Emma que recebeu recurso no valor de R$ 350 mil de uma emenda parlamentar do deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, e ainda deu a contrapartida do município. O prédio que possui cerca de 260 metros quadrados foi dividido entre salas de atendimento e a piscina de hidroterapia.

 

Segundo o prefeito Nerci Barp, a obra atenderá a demanda existente na cidade.

“Com a construção dessa clínica, poderemos atender toda a demanda existente no município e ampliar os atendimentos com hidroterapia e fisioterapia totalmente gratuito, sendo uma grande conquista para os munícipes. Estamos investindo nas pessoas, estamos investindo em saúde”, ressalta.

 

Alternativa de tratamento

 

Conforme o secretário de Saúde, Simão Hasckel, a Clínica de Hidroterapia e Fisioterapia contará ainda com outras especialidades no mesmo local, abrindo um leque maior de tratamentos e aproveitando o espaço disponível no prédio.

“Vamos atender na parte da piscina grupos para a fisioterapia e anexo haverá uma sala para fisioterapia individual, que hoje atendemos na unidade básica, e vamos ter ainda uma sala que oferecerá atendimentos com uma fonoaudióloga, com uma nutricionista e também psicólogas, que já acontecem, mas em outro local”, explica.

 

A paciente Maria Bressan, de 71 anos, operou o joelho recentemente. A aposentada disse que já havia participado de algumas sessões de fisioterapia no antigo espaço, no entanto ela afirma que o novo Centro irá fornecer uma maior qualidade no tratamento.

“Agora com a piscina o Centro de Fisioterapia irá oferecer mais uma alternativa de tratamento para as pessoas que precisam e não têm condições de pagar”, completa.

 

O secretário de Saúde pontua que o trabalho realizado na nova Clínica também terá objetivos de prevenção de outros casos, o que futuramente pode gerar economia aos cofres públicos, pois deixará de depositar esforços monetários em outros tratamentos.

“Não serão só tratamentos que já estão em caso avançado, iremos trabalhar também quem está em fase de dores musculares, e um trabalho para evitar a medicação. Além de combater também o stress, o que prejudica muito a saúde da pessoa,”, comenta Hasckel.

 

Homenagem

 

O nome da Clínica foi uma indicação da vereadora Carla Lindner, com aprovação de todos os vereadores e homologado pelo prefeito Nerci Barp em homenagem a servidora da saúde e vereadora Cristina Possamai de Oliveira Muniz.

 

Jorge Matias