Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Clube 25 de Abril já fez história em Ituporanga. Após algum tempo parado, um grupo de amigos decidiu dar início a um projeto de revitalização. O objetivo seria reviver a história do clube e possibilitar a prática de tênis e outras atividades. Depois de todas as obras concluídas, o clube foi inaugurado neste sábado (11) e já recebe os sócios para realização de esportes.

A revitalização do clube ocorreu durante alguns meses e diversas melhorias foram feitas, como construção de quadras de tênis e beach tênis, além de playground e outros espaços de lazer para os sócios. Depois da reforma, o local voltou a vender títulos e conseguiu inúmeros sócios novos.

Apesar de não ser tão comum, o município possui muitas pessoas que gostam do esporte e que não tinham local para praticar. Em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale no mês de julho, um dos incentivadores do projeto, Junior Schlemper, disse que o amor pelo esporte foi o que levou ao desenvolvimento do projeto. “Minha relação com o tênis vai de encontro com um conjunto de fatores e é muito semelhante a grande parte do grupo, que foi convívio e insistência de amigos e familiares que já praticavam o esporte e interesse por diferentes esportes. Já desde o início fui me atraindo pela prática esportiva e pelo desempenho técnico para buscar desafios e participar de competições na região, mas o principal que a prática do tênis nos traz é saúde, preparo físico e mental e principalmente o convívio com amigos para um lazer saudável e divertido”, destaca.

Na ocasião ele disse ainda que várias pessoas investiram na iniciativa para poder desfrutar dos espaços agora. “É um projeto em prol do esporte e convívio familiar que vai mudar a história do esporte na cidade e vai fazer reviver a história do popular Clube 25 de Abril. As pessoas acreditaram em nosso projeto e ajudaram com compra de títulos e publicidade, assim conseguimos mais do que dobrar o quadro societário ativo do 25”, explica.

História do Tênis na cidade

A história do tênis em Ituporanga iniciou em uma residência particular com a construção de uma quadra pelo entusiasta do esporte, Guilherme Rizzotto, no início a quadra só era utilizada pela família, mas depois de algum tempo passou a atrair outros amigos e pessoas interessadas. Ele disponibilizou a quadra e algumas pessoas até contrataram professores para aprender o jogo. Aos poucos o esporte foi crescendo na cidade e o espaço foi ficando pequeno. Então, um grupo de praticantes de tênis apresentou a proposta de revitalização do clube que fica no centro da cidade e com isso o grupo conseguiu engajar vários investidores desenvolvendo uma obra bastante completa.

Junior ainda destaca a importância da atividade física e esporte para a vida, sobretudo de crianças e adolescentes. “O esporte move a sociedade traz saúde e desenvolvimento para todas as idades e pode melhorar o futuro de crianças e jovens e possibilitar a representatividade do município ao levar o nome de Ituporanga para competições e jogos em outras cidades”, completa.

Imagem retirada de um story no Instagram de uma das sócias do clube.