Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em uma nova reunião na tarde desta terça-feira (15) a direção do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) apresentou a estrutura necessária para que as coletas de sangue sejam retomadas em Rio do Sul. Com a apresentação, a expectativa é de que o serviço volte a ser realizado já no mês de julho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica no bairro Canta Galo.

A vereadora Sueli de Oliveira, que encabeça o pedido para retorno das coletas juntamente com a vereadora Danielle Zanella e a primeira dama Scheila Nardelli, comenta que a direção do Hemosc solicitou do poder público uma sala de cerca de 300 metros, internet de boa qualidade, um servidor para a recepção dos doadores, a distribuição de um lanche, e um médico de prontidão para atendimento, caso seja necessário. “Por isso pensamos em fazer as coletas na UPA num primeiro momento. Vamos lá ver o espaço, mas lá seria o ideal porque já tem médico 24 horas”, disse.

Ela explica ainda que as exigências do Hemosc para o retorno podem ser cumpridas sem dificuldade, por isso a projeção é que as primeiras coletas do ano sejam realizadas já no próximo mês. “Vamos organizar tudo, uma equipe do Hemosc vem até Rio do Sul verificar essa estrutura e depois já será definida a data da primeira coleta”, completou.

Na reunião, realizada de forma online, ficou acertado também que no dia das coletas, que será divulgado previamente, serão cerca de 100 doações de sangue dos tipos sanguíneos que tenham maior demanda naquele momento no estado. ”Vamos ver a tipagem que eles precisam e vai depender de como está o banco de sangue”, conclui.

Coletas suspensas há quase cinco anos

Em Rio do Sul o serviço está suspenso há quase cinco anos. As últimas coletas foram realizadas em 2016 e desde então quem tem o desejo de doar precisa se deslocar para cidades como Lages e Blumenau, o que inviabiliza muitas doações. Outro problema é que na falta de sangue, o material precisa ser buscado às pressas de outros municípios que contém um Hemocentro.