Sem categoria
Foto: CRS/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/ DAV

Após discussões judiciais a empresa que venceu a licitação, iniciou a reinstalação de radares para redução de velocidade no Alto Vale. A região vai receber 17 aparelhos na BR-470 em trechos considerados mais críticos em relação à acidentes e a previsão é que os equipamentos entrem em operação no dia 26 de maio.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) serão 1.140 radares eletrônicos para fiscalização de velocidade em rodovias federais de todo o país. O serviço de reinstalação só foi possível após a homologação de um acordo na Justiça Federal entre o Departamento e a União.

Em entrevista ao DAV o chefe da unidade local do DNIT, Cristiano Zulianello, explicou que na região, Rio do Sul vai receber oito radares, Pouso Redondo quatro, Ibirama dois, Trombudo Central dois e Lontras um radar.

Ele esclareceu ainda  que antes da retirada, o Alto Vale contava com mais radares, mas no acordo foi solicitada a instalação nos pontos mais críticos. “Antes eram bem mais, mas fizemos um estudo e agora são esses que estão previstos”, disse.

Os antigos radares foram instalados por uma empresa que tinha contrato para fazer o serviço, mas ele se encerrou no dia 14 de janeiro do ano passado.