Cidade
Foto: Divulgação

No feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o comércio de Rio do Sul poderá atender normalmente. A definição veio após a prorrogação da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 que ganhou uma cláusula falando especialmente desta data. Com a mudança Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promove a edição do Sábado Especial Dia das Mães. Já no dia 8 de maio será realizado o Sábado Feliz.

De acordo com Sindicomércio a convenção foi prorrogada integralmente até o dia 31 de maio de 2021 e foi acrescentada uma cláusula regulamentando o trabalho no feriado de 1º de maio. Para trabalhar nessa data a loja precisa possuir o Certificado de Adesão que é obtido junto ao sindicado. Toda a legislação trabalhista também precisa ser seguida.

A CDL informa que apesar da prorrogação da convenção e acréscimo da cláusula permitindo a abertura no feriado de 1º de maio, a opção de atender ou não em horário ampliado no feriado ainda é de cada lojista. No entanto, a entidade reforça que com as lojas abertas até às 17 horas os consumidores podem fazer as suas compras com mais tranquilidade e de forma escalona em dois sábados, evitando assim a aglomeração nos estabelecimentos especialmente no sábado, dia 8, quando a população tradicionalmente sai em busca de presentes.