Cidade
Foto: Rafael Beling/DAV - Praça Ermembergo Pellizzetti

Estão abertas as inscrições para o Concurso Natal Encantado, que tem como objetivo deixar os imóveis residenciais e comerciais de Rio do Sul mais atrativos e iluminados durante as festas de fim de ano. Os interessados em participar da ação devem preencher um formulário disponível na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), localizada no prédio da Prefeitura Municipal, até o dia 1º de dezembro. Os primeiros colocados em cada categoria receberão como prêmio a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018.

Os imóveis participantes serão avaliados por uma comissão julgadora composta por oito membros no período de 4 a 12 de dezembro. O grupo irá analisar itens como criatividade e originalidade, harmonia e estética do conjunto, iluminação e utilização da cultura e tradição local. Apenas a parte externa das residências e as fachadas e vitrines das lojas serão observadas. A iluminação deverá estar acesa, no mínimo, das 19h às 22h30, e os jurados farão visitas à noite sem aviso prévio.

As notas variam de zero a 10 e os participantes serão divididos de acordo com o tamanho do imóvel. As residências serão classificadas através da área construída: inferior a 120m² (porte 1), entre 120m² e 250m² (porte 2), e superior a 251m² (porte 3). Já as lojas serão agrupadas conforme o tamanho da fachada: com menos de quatro metros (porte 1), de quatro a oito metros (porte 2), com mais de oito metros (porte 3).

Imóveis alugados também poderão participar do concurso. Nestes casos, a autorização do locador e a cópia do contrato de locação deverão ser apresentadas junto ao formulário preenchido. Além disso, todos os participantes – proprietários ou não – devem estar em dia com as obrigações fiscais do município.

A divulgação dos vencedores será feita no dia 22 de dezembro, a partir das 20h, na Praça Ermembergo Pellizzetti. “Luzes, pinheiros, presépios, Papais Noéis e os demais adereços natalinos contribuem para a vinda de pessoas de todo o Alto Vale para Rio do Sul. Uma ótima oportunidade para o comércio se fortificar e a economia do município crescer”, declara o secretário da Sedec, Paulo José Fiamoncini.

Carolina Ignaczuk