Alto Vale
Foto: ilustrativa

O município de Dona Emma recebeu a confirmação de febre amarela em dois macacos encontrados mortos no município. Segundo a Secretaria de Saúde logo após a coleta do exame e notificação a equipe já realizou todo trabalho preventivo da doença fazendo bloqueio vacinal e busca ativa dos não vacinados num raio de 800 metros.

Com esse fato, cresce a preocupação em buscar pessoas que não estão vacinadas, pois a única forma de proteção para essa doença é aimunização já que a febre amarela não tem tratamento específico. “O desaparecimento, morte de macacos, nos deixa em alerta, pois eles são vítimas como os seres humanos, fazendo com que sentimos a presença do vírus por perto”, enfatiza a técnica Cátia Fritz Batista Leite.

Ela explica que conforme o esquema Vacinal, crianças com nove meses recebem a primeira dose, crianças com quatro anos recebem a segunda dose e acima dessa idade há uma dose única. Cátia lembra também que para os idosos é interessante vacinar, mas é preciso a declaração do médico.

A técnica ressalta que em 2018 foi realizada no município uma externa e grande campanha, indo de casa em casa, indústrias, mas mesmo assim muitas pessoas que não tomaram a vacina, além de que muitos moradores são novos e chegaram após a data da campanha. A orientação para a população é de que procure a Unidade Integrada de Saúde Mário Frare em Dona Emma, e atualize o seu cartão de vacina.