Alto Vale
Foto: Divulgação

A construção Civil tem se tornado um dos pilares da economia de Ituporanga e vem gerando empregos e renda. Um levantamento feito pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, apontou que só nesse primeiro trimestre de 2022 foram emitidos 61 novos alvarás de construção, o que representa um crescimento de mais de 30% em relação ao ano anterior.

Segundo o secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach, são mais de 14.000,00m² de construções licenciadas esse ano, números que trazem impactos positivos para toda a sociedade. “Os números são positivos, apesar da alta dos preços dos materiais de construção, os investimentos na construção civil impulsionam o desenvolvimento urbano, diminuem o déficit habitacional e contribuem com o saneamento básico”, comenta.

Ele acredita que os números são reflexos das boas safras que o município teve e também da expectativa em relação ao turismo que está se desenvolvendo cada vez mais na cidade. Outro fato que pode explicar o aumento no número de obras foi o isolamento social exigido em virtude da pandemia. “Isso fez com que as pessoas voltassem suas atenções para suas casas e passassem a se reconectar com esse ambiente, prestando atenção nos detalhes que antes passavam despercebidos, e investindo em obras que estavam aguardando há tempos, uma ampliação ou até mesmo pequenas reformas, movimentando ainda mais o setor de construção”.

Para o restante do ano expectativa da Secretaria de Planejamento também é positiva já que novos investimentos na construção civil estão previstos. Atualmente na Secretaria de Planejamento, consulta de viabilidade para implantação de seis prédios no Bairro Salto Grande, quatro destinados a moradia, um para hotel e um para restaurante. “Essa aprovação depende de alterações no Plano Diretor já que naquela área hoje está permitida a construção de edificações com apenas dois pavimentos o que inviabilizaria o empreendimento, precisamos discutir com o Núcleo Gestor e com a comunidade em geral essa alteração, que deverá ainda ser aprovada pela Câmara de Vereadores” menciona o secretário.

De acordo com o prefeito, Gervásio Maciel, o Município tem buscado fomentar o desenvolvimento nas mais diversas áreas e a Construção Civil tem sido uma das principais beneficiadas com uma atualização implantada na prefeitura. Para acompanhar a demanda do setor que cresce a cada dia, a Administração de Ituporanga realizou a implantação do Sistema Digital de Aprovação de Projetos. “Esse sistema garante mais agilidade na análise dos processos de viabilidade e de emissão de alvarás, além de contribuir com o meio ambiente já que os processos não utilizaram mais papel e são 100% digital. Estamos trabalhando diariamente para construir uma Ituporanga cada vez melhor para todos”, finaliza.