Alto Vale
Foto: Divulgação

As obras de construção de um muro de contenção na rua Conselheiro Willy Hering, entre Rio do Sul e Lontras, está em andamento e aos poucos começa a ficar visível para a comunidade. A estrutura terá 130 metros de extensão e altura variável de até 10 metros, feita para conter o avanço de um deslizamento de terra às margens da rodovia que liga os dois municípios na região do bairro Bela Aliança.

Apesar do avanço da obra, feita em gabião, outras frentes de trabalho precisam entrar em ação nos próximos meses, como a drenagem na área da pista e também a repavimentação asfáltica, esta ainda não contratada mas, possivelmente, incluída em projeto conjunto com o governo do Estado.

O trânsito pelo local está aberto em pista única, com organização por semáforo. Motoristas precisam de atenção redobrada ao passar pela região por causa dos equipamentos de serviço.

O trabalho iniciado pela empreiteira Terrabase Terraplanagem está recebendo investimento de R$ 3.285.945,76, através de uma parceria entre o governo de Santa Catarina e a prefeitura.

A parceria para o restabelecimento da infraestrutura da via foi fundamental para que a comunidade tivesse a esperança de utilizar novamente o espaço com segurança e sem precisar se deslocar pela BR-470 para ir de um município ao outro. Na opinião do prefeito José Thomé, a complexidade e o custo da obra eram inviáveis para que fossem realizados apenas pelo município.

“É uma obra complexa, pela região que precisa ser recomposta e pelo próprio rio, que tem momentos de cheia e as condições climáticas que podem atrapalhar o andamento. Mas sem dúvida é fundamental a recuperação completa para melhoria de todo o trânsito dos moradores tanto de Rio do Sul como de Lontras”, salienta.