Cidade

A Quaresma é o período onde mais se consome peixe na mesa do brasileiro. Esta época é característica para os cristãos pela penitência e atos que significam a renovação do espírito. Abrir mão da carne vermelha na hora das refeições pode significar grandes benefícios ao corpo e também para o paladar, pois peixes e outros frutos do mar rendem nutritivas e deliciosas receitas.

Os moradores de Rio do sul e região têm a possibilidade de adquirir peixes fresquinhos durante toda essa semana que antecede a Páscoa, na Feira do Peixe Vivo, que está sendo realizada em frente ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck, no bairro Canoas. Os produtos estarão disponíveis no local até sexta-feira (14) e as vendas acontecem das 7h às 18h.

Neste quinto ano de realização da ação, se estima que mais de três mil quilos sejam comercializados. Os peixes vivos que estão sendo vendidos na feira variam entre carpas e tilápias, e ambos custam R$ 8,00 o quilo. Também é possível encontrar filés congelados, que estão sendo comercializados a R$ 25,00 o quilo.

Na internet é possível encontrar muitas receitas fáceis e, o melhor, de baixo custo para se fazer com a tilápia como ingrediente principal. O Diário do Alto Vale selecionou uma opção simples para ser apreciada nesta Semana Santa: Tilápia ao Forno com Batatas.

Ingredientes para quatro porções

1 Quilograma de tilápia
• 10 Batatas pequenas
• 2 Cebolas grandes
• Azeite
• 1 Limão
• 1 Colher de sopa de Orégano
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto
• Alecrim

Modo de preparo:

• Comece essa receita de tilápia ao forno com batatas, cortando o peixe em filés (pode comprar em filés) e colocando em um recipiente para temperá-los com azeite, sal, limão, orégano, pimenta do reino e alecrim.
• Em seguida descasque e corte as batatas ao meio verticalmente. Depois forre a forma com as batatas, em cima coloque as cebolas. Jogue um pouco de azeite, sal e pimenta, por último coloque as postas de peixe. Espalhe azeite nos filés para o peixe não secar.
• Leve ao forno pré-aquecido a 180 º C e deixe em torno de 15 minutos, apenas com o fogo debaixo ligado. Logo ligue o fogo de cima e deixe por mais 10 minutos para dourar o peixe.

Além desta opção, para quem prefere a praticidade de um jantar fora de casa, ainda pode-se consumir o fruto do mar em restaurantes especializados na cidade, como é o caso da Tilapiaria, localizada no bairro Budag. A proprietária, Sandra Pianesser, conta que este período costuma ser movimentado em seu estabelecimento: “Todo ano é assim neste período, mas a Sexta-feira Santa mesmo é o dia de maior movimento. Além de Rio do Sul, recebemos também clientes de diversas cidades da região”, comenta a proprietária.

Sandra fala ainda que os pratos prediletos dos frequentadores costumam ser a própria Tilápia, que dá nome ao restaurante, e outras porções: “A truta também é um destaque de nosso cardápio, assim como o camarão, isca de peixe e bolinho de bacalhau”, disse.

Airton Ramos