Alto Vale

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A nova sede do Corpo de Bombeiros Militar de Trombudo Central, que começou a ser construída em 2015, será finalmente concluída. Até então o prédio era erguido em etapas, conforme a corporação conseguia arrecadar dinheiro. Agora, um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Trombudo Central e Governo do Estado no valor de R$ 350 mil vai permitir a conclusão.

Atualmente, o efetivo está localizado junto ao Terminal Rodoviário do município, medida que deveria ser provisória, mas que vem sendo mantida desde que o Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades na cidade em 2013.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Trombudo Central, sargento Vanderlei Ferreira, conta que a primeira etapa do novo quartel foi realizada em 2015 e desde então tudo é feito de forma bastante lenta já que a corporação não tem um recurso específico para isso. “Viemos batalhando com os recursos dos próprios convênios que temos para a finalização do quartel. Já faz mais de cinco anos que trabalhamos para isso, mas com os próprios recursos fica muito difícil pela baixa arrecadação e também por darmos prioridade à manutenção do serviço”, esclarece.

Ele ressalta que assinatura do convênio com o Governo do Estado foi uma grande conquista, mas ainda será preciso aguardar algum tempo para terminar o quartel, já que o dinheiro ainda não foi liberado. “Isso não significa que o dinheiro já está na conta. Ele quer dizer uma autorização e um planejamento para recebermos esse dinheiro. Agora vem justamente a questão de liberar esses recursos. Entendemos que será rápido, mas sabemos que o Estado está passando por uma dificuldade momentânea por causa da pandemia. Mesmo assim acreditamos que se o dinheiro vier logo até o final do ano com certeza a gente finaliza”.

Atualmente os bombeiros de Trombudo Central atendem outras cidades, como Agronômica, Atalanta, Agrolândia e Braço do Trombudo, e muitos acidentes num trecho de cerca de 50 quilômetros na BR-470. Por isso o novo prédio que fica num local estratégico logo na entrada da cidade, vai garantir mais agilidade e pode inclusive salvar vidas. Além disso, o novo empreendimento também vai propiciar condições mais adequadas para os profissionais, espaço para treinamentos, palestras, entre outras melhorias.

A nova sede estará localizada próximo ao portal de acesso do município, o que irá facilitar o deslocamento para as ocorrências. “Ela serve tanto de um ponto estratégico, para atendimento de ocorrência via BR-470, e também facilita a questão da adequação estrutural dos nossos serviços de atendimento ao público. A qualidade de atendimento com certeza vai melhorar”, afirma o sargento.