Alto Vale
Foto: Divulgação/equipe da CRAVIL em visita ao tereno

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Cravil deve começar ainda neste ano a primeira etapa do projeto para a instalação de uma Unidade Multifuncional da Cooperativa em Trombudo Central. O contrato de compra do terreno de 200 mil m² na localidade de Pouso da Caixa já foi assinado e o ao todo o investimento será de mais de R$ 30 milhões.

O projeto contempla unidade de recebimento, secagem e armazenagem de cereais; armazenamento e centro de distribuição de insumos agrícolas em geral; fábrica de ração para linha Pet; e também o novo Polo Tecnológico. Segundo o presidente da Cooperativa Harry Dorow, a instalação será em três etapas ao longo de três anos e vai expandir a capacidade de produção. “A necessidade de ampliação se dá em função do aumento na produção de grãos e cereais. Temos tido um crescimento ano a ano e com isso precisamos ampliar as unidades de recebimento, secagem e armazenagem”, conta.
Ele explica que essa ampliação não é possível com as unidades já existentes e por isso a cooperativa resolveu fazer esse investimento em Trombudo Central que vai atender principalmente a demanda do Vale Oeste e municípios como Rio do Oeste, Agrolândia, Braço do Trombudo e Atalanta.

O presidente da Cravil revela que a primeira etapa compreende a terraplanagem e a estrutura para recebimento, secagem e armazenamento de 200 mil sacos de cereais. Já a segunda etapa prevê a ampliação da Unidade de Cereais para 500 mil sacos de grãos e a construção do Centro de Distribuição e Armazenamento de insumos agrícolas. Na terceira fase está previsto a instalação da fábrica de ração para linha pet e, também a implementação do novo Polo Tecnológico da Cooperativa. “O projeto já está pronto e vamos iniciar ainda neste ano”, completa.

O terreno está situado às margens da BR-470, no KM 165, na localidade de Pouso da Caixa, em Trombudo Central e recentemente Dorow esteve no terreno junto a um dos ex-proprietários, Luiz Carlos Bertoldi, e o corretor de imóveis Everson Pedroso, para a assinatura do contrato.

Mais sobre a Cravil

A Cooperativa Cravil, criada em 15 de maio de 1971, está presente em mais de 40 municípios, atuando diretamente no Vale do Itajaí, na região da Serra Catarinense, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis. Ao todo são 36 lojas agrícolas e supermercados e 17 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite.

Em 2019, a Cravil recebeu em suas unidades de produção 3,4 milhões de sacos de arroz, milho, feijão, soja e semente de arroz. Pela unidade de recebimento de leite passaram 18 milhões de litros de leite. Atualmente, a Cooperativa emprega mais de 900 colaboradores.