Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A Creche Central, em Rio do Sul é uma das obras mais aguardadas por vários pais e após algum tempo de espera, finalmente ela será inaugurada. A solenidade deve ocorrer nessa sexta-feira (07), às 17 horas e será transmitida através das redes sociais da prefeitura. No ato, as autoridades devem apresentar também a ‘Cápsula do Tempo’ e o plantio da muda nativa do município, o Sassafrás.

A estrutura no valor de aproximadamente R$ 4 milhões vai garantir vagas e conforto para 365 crianças do município, entre quatro meses e seis anos de idade. Apesar de a inauguração ocorrer esta semana, as aulas devem iniciar somente no dia 17 de maio para garantir que o cardápio esteja adequado, bem como o estoque de alimentos e reuniões com os pais. “A gente pediu esse tempo para poder organizar a transição dos alunos. Essa semana entre a inauguração e a mudança de endereço vai possibilitar que a gente organize o cardápio, o estoque da alimentação, faça reuniões com os pais também, que vão poder conhecer o espaço melhor”, destaca.

A secretária de Educação, Janara Mafra explica que apesar do alto investimento feito na estrutura, a economia em cerca de quatro anos de trabalho vai compensar, já que serão menos servidores, vagas novas, economia com a energia fotovoltaica, sistema de captação de água das chuvas e até com a otimização dos recursos para a alimentação escolar. Ela também conta que a estrutura possui interfones dentro de cada uma das salas, internet, espaço amplo, estacionamento, grades, portão de segurança, elevadores, brinquedoteca ampla. “Estamos em uma expectativa bem grande para esse espaço que vai ser entregue para a prefeitura de Rio do Sul na sexta-feira. Acredito que todos vão gostar porque tem um alto padrão de qualidade. Tudo tem muita segurança, a gente pensou nisso para garantir que as crianças fiquem bem, que seja um espaço agradável para todos e para que os pais se sintam confiantes”, acrescenta.

A Creche Central fica localizada na Avenida 07 de Setembro e Avenida São João. Por conta do fluxo de veículos nas avenidas, foi organizada uma agenda diferente de horários de saída, a fim de evitar os momentos de pico. “A gente teve esse cuidado de pensar no trânsito da região que é bastante intenso e vai continuar sendo, então organizamos horários diferentes de saída para melhorar as condições para os pais que precisam levar e buscar seus filhos. Além disso, algo muito importante que a gente pode falar é a questão das 50 vagas de estacionamento na creche”, esclarece.

Questionada sobre a importância da obra para a cidade, Janara diz que a creche vai beneficiar principalmente as mães do Centro, que trabalham no comércio. “Eu sinto muita emoção em ver esta obra pronta no Centro da cidade. Uma construção que teve bom andamento, pouco tempo de atraso. A gente agradece todas as pessoas que acreditaram, que contribuíram. Ela vai ajudar muito as mães trabalhadoras do comércio, dos bairros adjacentes que temos também, vai proporcionar muito mais facilidade para que os pais possam levar e buscar seus filhos”, avalia.

A secretária também falou da programação de inauguração que vai contar com a presença de poucos convidados em razão dos decretos vigentes. “Vai ser muito bonito. Nós temos a capsula do tempo e ali temos cartinhas das crianças que serão abertas daqui 19 anos. Serão colocadas também mensagens de autoridades, assim como o projeto da unidade. Terá o plantio da muda de Sassafrás, a árvore nativa de Rio do Sul, onde o prefeito vai estar plantando essa semente para que ela floresça e lançaremos o Plano 20, que trata-se de 20 metas de ações pedagógicas para toda a nossa rede, porque as crianças voltaram da pandemia com muita dificuldade de aprendizagem e temos metas de médio e longo prazo para correr atrás desse prejuízo”, finaliza.