Cidade
Foto: Alan Garcia/DAV

Cláudia Pletsch/DAV

O Centro de Educação Infantil que começou a ser construído no bairro Barragem em 2017 segue em obras, e depois de quase quatro anos do início dos trabalhos, a secretária de Educação diz que agora a previsão de entrega é para o mês de junho desse ano. A Creche Tipo I tem um investimento total de R$ 1,8 milhões com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A unidade que deve contar com 11 salas e fornecer 250 vagas para crianças com idade entre zero a cinco anos, começou a ser construída há quase quatro anos e teve as obras paralisadas por problemas com a empresa vencedora da licitação. Depois disso a construção foi retomada no ano de 2020.

Ao todo foram três empresas que passaram pela Creche Tipo I, e de acordo com a secretária de Educação, Janara Mafra, a primeira desistiu da obra, a segunda empresa que assumiu os trabalhos foi notificada por não cumprir o cronograma estipulado e desistiu. A terceira empresa, Cosntru Rio, assumiu em 2020 e segue com a construção. De acordo com Janara a previsão de entrega era para abril, mas por conta da pandemia e do atraso na entrega de materiais a empresa solicitou mais tempo para a execução. “Essa terceira empresa já apresentou novo cronograma por conta da pandemia e das dificuldades, pediu prorrogação de prazos e está sendo agora acompanhada pelo fiscal de obra responsável”, avalia.

O atraso de quatro anos, de acordo com Janara é justificado pelas desistências, já que quando uma empresa desiste da obra uma nova licitação deve ser aberta para a contratação de de outra que dará continuidade aos trabalhos. “Não dá pra fazer obra sem licitação e é um prazo oneroso que infelizmente tem que ser cumprido”, justifica.

Ainda de acordo com a secretária no momento estão sendo executadas obras de drenagem, reboco, tubulação e cobertura. Além disso toda a construção está sendo acompanhada diariamente por um fiscal que deve garantir que os prazos sejam cumpridos. “Uma unidade que vai atender muito bem os filhos dos pais trabalhadores do bairro Barragem e bairros adjacentes também considerando que esse espaço ficará no Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, onde hoje são atendidas as crianças da Educação Infantil e também poderemos ampliar a demanda no Ensino Fundamental no espaço recreativo, de lazer, atividades pedagógicas do Ceplas, então estamos na expectativa para entregar essa obra que é tão esperada e importante para a comunidade”, avalia.

Janara ressalta que um dos destaques é que a obra fica fora da área de enchente. “É importante dizer que essa obra fica fora da área de enchente, que na época foi projetada dentro da área de enchente e o engenheiro percebeu e fez as alterações junto ao FNDE e o órgão autorizou que fosse construída fora dessa área de alagamento que causa todo um dano e estrago. Ela é feita nos padrões do FNDE que atende a qualidade de ensino, de atendimento e que nós estaremos sanando uma lista de espera no município pois muitos pais gostariam de deixar os filhos num local mais próximo do seu bairro”, finaliza.