Cidade
Foto: Divulgação

Em publicação divulgada nesta semana, o Guia Quero Educação/Estadão, que faz uma avaliação independente dos cursos de graduação do país, na edição de 2021, trouxe o Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul com o conceito máximo: cinco estrelas, conceito idêntico ao obtido na avaliação feita pelo MEC, no final do ano de 2019. Além desta expressiva pontuação, o curso obteve a terceira melhor avaliação do Estado. No Campus Rio do Sul, os cursos de Agronomia, Ciência da Computação e a licenciatura de Matemática também conquistaram excelentes resultados obtendo quatro estrelas.

Para a professora Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, coordenadora do curso de Pedagogia, no Campus Rio do Sul, destaca-se a importância de estar em um ranking nacional, em que foram avaliados 1.460 Cursos de Pedagogia de todo o Brasil. Ela afirmou que a nota fortalece o resultado já obtido, em 2019, quando eles já haviam sido  avaliados pelo MEC, com o conceito 5 – nota máxima. Para a coordenadora, o resultado demonstra o esforço de um trabalho coletivo e de parceria entre docentes, discentes do curso, gestores institucionais e demais servidores. “É um sentimento de imensa alegria e gratidão a todos os envolvidos que tem compromisso com a educação pública de qualidade referenciada para a formação de pedagogas e pedagogos”, ressaltou.

De acordo com informações prestadas pelo Guia Quero Educação/Estadão, nesta avaliação participaram mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de ensino superior de todo o país, que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Para dar as notas, os avaliadores tiveram acesso aos questionários com informações sobre cada curso. Coordenadores de todas as graduações avaliadas foram convidados para preencher esses questionários, durante dois meses.

Ao analisar cada curso, os avaliadores atribuíram notas para a qualidade do projeto pedagógico, da formação do corpo docente e da infraestrutura vigente. Cada curso foi avaliado por seis avaliadores, descartando-se a maior e a menor nota. Das notas restantes, extraiu-se a média numérica final de cada curso. Ao final da avaliação, os cursos foram classificados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom); e não-estrelado.

Maiores informações podem ser acessadas em: O Estado de S. Paulo: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.