Esporte

O Campeonato Catarinense volta a movimentar o futebol estadual no meio de semana. A quinta rodada do returno começa hoje. O confronto de abertura é entre Criciúma e Figueirense, às 19h30, no estádio Heriberto Hülse. Quarto colocado na tabela do segundo turno, o Criciúma tem sete pontos e está somente três pontos atrás dos líderes, enquanto o Figueira ocupa o penúltimo lugar, com três pontos, após vencer com gol de pênalti, que foi bem contestado na última rodada. No primeiro jogo do ano entre os dois clubes na competição, o Figueira levou a melhor ao vencer o Tigre por 4 a 2.

Ainda no Sul do estado, o Tubarão recebe o Internacional de Lages, no estádio Domingos Gonzalez,
às 20h30. As duas equipes ocupam o meio da tabela: o Tubarão é atualmente o sétimo colocado, com quatro pontos somados, e o Leão Baio tem a mesma pontuação, mas está em sexto porque tem melhor saldo de gols e vence no critério de desempate. No primeiro turno, o Inter venceu pelo placar de 2 a 1.

Em Blumenau, no mesmo horário, o Metropolitano recebe no estádio do Sesi o Almirante Barroso. O Metrô ainda não venceu neste returno e precisa desesperadamente da vitória, já que tem apenas dois pontos somados e ocupa a lanterna. A situação do Almirante Barroso é um pouco melhor, mas não muito. A equipe de Itajaí tem três pontos e ocupa o oitavo lugar. Pelo turno, as duas equipes empataram sem gols.

Às 21h45, com transmissão pela TV aberta, se enfrentam Chapecoense e Brusque na Arena Condá, o confronto vale briga direta na ponta de cima da tabela. A Chape está invicta no segundo turno e lidera com 10 pontos somados. O Brusque, que faz boa campanha em todo o campeonato, é o terceiro com sete pontos. Caso vença fora de casa, pode embolar o topo da classificação. No primeiro confronto do ano, o Brusque venceu a Chapecoense por 2 a 1.

O Clássico da rodada ficou para a noite desta quinta-feira. Avaí e Joinville se enfrentam no estádio da Ressacada, em Florianópolis, a partir das 20h30. O Jec tem 10 pontos e ocupa o segundo lugar na tabela do returno, tem o mesmo número de pontos do líder, mas perde no critério saldo de gols. Já o Avaí, que venceu o primeiro turno, ocupa a modesta quinta colocação com seis pontos somados. As duas equipes empataram no início do campeonato em 0 a 0.

Albanir Júnior