Sem categoria
Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Com o objetivo de impulsionar as atividades de prevenção e desenvolver a resiliência em Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual (DCSC) deu início nesta segunda-feira (21) a “Operação Primavera 2020”. Entre outras atividades, a iniciativa busca utilizar a oportunidade para melhor preparar a estrutura do Governo estadual, integrando todos os órgãos e instituições catarinenses, em ações conjuntas preventivas e de resposta em apoio aos municípios no caso da ocorrência de desastres. No decorrer da Operação serão estimuladas as atividades voltadas para a prevenção, palestras virtuais, simulados, capacitações, entre outros.

O chefe da DCSC, Aldo Batista Neto explica que os estudos estatísticos indicam que a primavera é o período do ano onde ocorreram os eventos climáticos com maior capacidade destrutiva no estado. “Santa Catarina está localizada em um corredor de umidade importante, esta condição meteorológica já mostrou as consequências para o nosso Estado. Buscamos com a Operação Primavera orientar as cidades para esta realidade, exigindo a necessidade da gestão de todo tipo de riscos e exposições para as quais nossa população está vulnerável”, esclarece.

Outro destaque da DCSC é o monitoramento meteorológico que possibilita a emissão de alertas de curtíssimo prazo que leva informações confiáveis para a população e assim prepara-la para a chegada de eventos extremos. “Outro viés da Operação Primavera é incentivar a percepção de risco dos catarinenses e assim, promover uma mudança de comportamento, apresentando a importância da adoção de estratégias de autoproteção”, comentou o diretor de gestão de desastres da DCSC, Aldrin de Souza.

Atualmente a DCSC ocupa lugar de destaque, inclusive internacionalmente, nas estratégias de gerenciamento de riscos e desastres, além no fomento de cidades e comunidades resilientes. A “Operação Primavera” reflete a preocupação na busca da resiliência da comunidade e na mitigação dos riscos nos municípios. Da mesma forma, preparar as estruturas municipais e proporcionar uma resposta rápida quando necessário.