Cidade, Política
Foto: Divulgação

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Rio do Sul já escolheram presidentes e vices para o exercício de 2021. Na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, Ética, Decoro Parlamentar e Redação Final, que se reúne nas segundas às 8h, Cláudio Azevedo é o presidente, com Eroni Francisco da Silva sendo o vice. Danielle Zanella, Psator Thyago Melo e Moacir Vieira são os demais membros. Para a Comissão de Finanças e Orçamento, que atua nas segundas às 8h30, Adilson Bonfanti lidera, tendo Moacir Vieira na função de vice e Nilso Crespi, Eduardo Freitas e Sueli de Olveira como membros. Por fim, na Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social, Política Urbana, Agrícola e Meio Ambiente (Comissão de Mérito), Sueli de Oliveira fica à frente, e Eduardo Freitas será o vice-presidente. Perfazem esta comissão Danielle Zanella, Eroni Francisco da Silva e Pastor Thyago Melo. Esta comissão despacha seus trabalhos nas segundas às 9h.

O que são as Comissões Permanentes?

A Câmara dispõe de Comissões, que são órgãos técnicos, constituídos pelos vereadores, destinadas a proceder estudos, emitir pareceres ou realizar investigações. As Comissões são organizadas segundo os diversos assuntos de competência do Município, podendo ser permanentes (Comissões Permanentes) ou transitórias (Comissões Especiais ou Comissões Parlamentares de Inquérito).

As Comissões Permanentes estudam os assuntos submetidos ao seu exame, emitem pareceres e, se for o caso, até preparam projetos sobre sua especialidade. O Regimento Interno da Câmara Municipal de Rio do Sul estabelece as normas para eleição de seus membros e os casos de sua destituição, regras para seu funcionamento, a forma de indicação dos respectivos presidentes, suas atribuições e outras normas sobre a competência exclusiva da cada comissão. Todos os vereadores precisam fazer parte de pelo menos uma comissão, exceto o presidente da Câmara não pode participar de nenhuma, e os demais membros da mesa não podem presidir uma comissão.

Os projetos em tramitação na Câmara são distribuídos a diversas Comissões, para cada uma opinar sobre as questões de sua especialidade, aprimorando a técnica legislativa e aprofundando a discussão sobre as matérias a serem transformadas em normas legais, a fim de que o Poder Legislativo atenda mais acertadamente à comunidade.