Cidade
Foto: Divulgação

Com 507 pessoas aguardando o resultado de exames de Covid-19 do tipo RT-PCR, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul informou que, por causa de problemas em duas máquinas de processamento no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, estes pacientes precisam acompanhar os sintomas da doença com atenção, respeitando o isolamento.

O último resultado divulgado pelo Lacen de pessoas de Rio do Sul são os que foram coletados no dia 8 de março. Desde então, as coletas diárias vem se acumulando diariamente no laboratório na capital do estado. Estimativa divulgada na terça-feira apontou, pelo menos, 6,7 mil coletas de toda Santa Catarina.

O médico da Secretaria de Saúde, Ricardo Ribeiro, explica que o importante para o paciente testado é observar os sintomas e aguardar em isolamento, mesmo que o resultado não tenha sido divulgado.

“A pessoa com sintomas de Covid-19 deve permanecer em casa isolado e, notando piora, deve ir até o serviço de saúde. Se após 10 dias não tiver mais febre, dor no corpo, coriza ou gripe, ela não transmite mais o vírus e pode voltar às suas atividades. O importante é evitar transmitir a doença”.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que “dois equipamentos apresentaram avarias nesta semana, devido ao uso recorrente na pandemia”, mas informou que um deles será substituído até quinta-feira (18), pela empresa fornecedora. Já o segundo aparelho, ainda segundo a SES, “aguarda uma peça para conserto, que deve ocorrer até o final da semana”.