Esporte
FOTO: ASCOM

Estradas e trilhas nas montanhas de Alfredo Wagner serão palco para mais um pedal de alto nível no final deste mês de agosto. Será o Desafio Pedras Rollantes, agendado para o dia 26, domingo, num percurso de 40 km e com altimetria acumulada de aproximadamente 1.200 metros.

O percurso usará trechos da Estrada Velha, antiga ligação entre o planalto e o litoral e que perdeu sua importância com a construção da BR 282, mas é de uma beleza ímpar e se mantém em excelentes condições. Passará pelo Museu de Lomba Alta, um dos mais importantes do Estado quando o tema é arqueologia, e terá uma parada para reposição de energias, reagrupamento e alimentação junto às nascentes do Rio das Águas Frias.

O trecho a seguir, entre as comunidades de Pedras Branca e Santa Bárbara, é emoldurado, à direita, pelas escarpas do Campo do Padres e, à esquerda, descortina-se uma ampla visão das partes altas do município, já com o verde das plantações de cebola sobressaindo na paisagem.

 

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

 

Um belo downhill leva os ciclistas pela trilha do Arrio do Leão até às margens do Rio Caeté, um trecho tranquilo que leva à parte inicial da subida de Santa Bárbara. Após um curto trecho em altiplano, na parte elevada do Vale do Rio das Águas Frias, e chegam ao Sitio Pedras Rollantes quando onde serão recepcionados com o Café no Sítio servido na beira do rio.

O pedal terá guiamento do experiente ciclista Edemar Ratkiewicz e acompanhamento de carro de apoio com equipe de socorristas.

Haverá disponibilidade de transporte para quem é da região de Florianópolis e cidades vizinhas, com saída na manhã de domingo desde a Avenida Beira Mar de São José. Quem pretende chegar a Alfredo Wagner com condução própria, há estacionamento no Sítio Pedras Rollantes.

A preleção do pedal está marcada para iniciar às 9h30 da manhã do dia 26. A previsão de retorno ao Sítio é por volta das 14 horas, quando será servido o café às margens do Rio das Águas Frias.

Quem desejar chegar em Alfredo Wagner na véspera, poderá se hospedar em uma das cinco unidades da Pousada Pedras Rollantes.

As vagas são limitadas à até 50 participantes. O Desafio Pedras Rollantes conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner e do Conselho Municipal de Turismo.