Alto Vale

Reportagem: Gabriela Szenczuk/DAV

Em uma decisão conjunta entre a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Coordenação da Atenção Primária e o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, desde o início de junho está havendo fiscalizações de cidadãos que estejam confirmadamente com coronavírus e quem descumprir as medidas de combate e prevenção na cidade poderá ser multado. Apesar de ainda não ter sido registrada nenhuma multa por descumprimento das orientações das equipes de saúde, as fiscalizações ocorrem inclusive aos fins de semana e feriados.

A lei complementar 1977 já existe desde 2002, mas agora, com o coronavírus, o município decidiu aplicar as multas. Iara Possamai, secretária municipal de Saúde, conta que as ações já estão em prática desde o início de junho para que assim possa-se combater e evitar a propagação da doença que preocupa o mundo inteiro. De acordo com ela, as equipes de saúde orientam os pacientes com resultados positivos para a doença, fazendo com que eles assinem um termo afirmando que estão cientes da necessidade de permanecer em casa para evitar a contaminação de outras pessoas.

Ainda segundo a secretária, no caso de pacientes com sintomas gripais, o monitoramento é realizado por telefone. Caso o paciente apresente sintomas mais fortes e após feito o teste de covid-19, apresente resultado positivo, as visitas de orientação da Coordenação de Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica são realizadas na casa do paciente. Com a ida das equipes nas residências, o monitoramento dos familiares já é feito também.
Iara conta que como os cidadãos têm cumprido as orientações das equipes de saúde, a expectativa é que não seja necessária a aplicação da multa. “Mas, caso algum cidadão não siga as orientações necessárias, causando risco à saúde da população, será autuado com uma multa que varia de acordo com a classificação da infração, variando entre R$ 175,34 e R$ 7.000,00.”

Centro de atendimento aos usuários sintomáticos

Com o intuito de garantir a saúde dos pacientes de Presidente Getúlio, um Centro de Atendimento aos usuários sintomáticos está sendo montado e tem previsão de conclusão no fim de junho. Os pacientes com algum sintoma gripal devem comparecer à Associação dos Aposentados, onde será localizado o Centro para serem atendidos. “Assim as unidades de saúde podem continuar realizando as consultas de rotina, como diabéticos, hipertensos, gestantes e aí não colocamos em risco nem o paciente sintomático nem o assintomático. Os atendimentos serão separados.” Além disso, o Centro também contará com uma sala de coleta de exames e duas equipes de enfermagem e medicina estarão disponíveis. Uma, das 7h às 15h e outra, das 10h às 19h, sem fechar para o almoço.