Alto Vale
Foto: Alan Garcia/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O adeus a um grande líder que deixará muitas lembranças. No velório do prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessatti, muita gente recordou de como Betão, de 56 anos, encarava a vida com simplicidade, odiava gravatas, era um homem de palavras enérgicas, mas com um grande coração. A cerimônia de despedida na Igreja Matriz foi aberta ao público e finalizada com uma carreata pelas principais ruas da cidade.

O prefeito foi diagnosticado com covid-19 há mais de 23 dias e teve complicações causadas pela doença. Chegou a ser internado no Hospital Regional de Rio do Sul, mas foi transferido para o Hospital Oase em Timbó, onde faleceu na tarde desta terça-feira (15). Como prevê uma portaria conjunta de autoridades de saúde, após 21 dias do início dos sintomas da doença, não há mais risco de transmissão e o velório público pode ser realizado. O local ficou pequeno para tantas coroas, faixas e cartazes.

Em Rio do Oeste, todo o município parou para dar seu último adeus . Muitas lojas foram fechadas e segurando lenços brancos, das calçadas moradores prestaram sua última homenagem. Quem foi a cerimônia também lamentou a partida precoce do político que para sempre será lembrado.

O colega de partido, deputado Jerry Comper, falou sobre a partida precoce do amigo. “A gente não tem nem palavras nesse momento tão difícil. É uma perda não só para o nosso Alto Vale, mas para toda Santa Catarina. Ele não era só um prefeito, era um amigo e um irmão para mim. E hoje pudemos ver mais ainda como ele era querido por todos. O Betão era simplicidade. Estava sempre preocupado com as pessoas e procurava fazer sempre o melhor”, disse.

Prefeitos de toda a região também foram se despedir do colega. O de Atalanta, Juarez Miguel Rodermel, afirmou que o Alto Vale perdeu um grande homem. “A Família, o município e a região perdem muito. Mas como político o Betão deixa um legado de trabalho, honestidade e transparência”, comentou.

Após a cerimônia o caixão, com a bandeira de Rio do Oeste, deixou a igreja sob aplausos que quebraram o silêncio. Em seguida o corpo foi levado em uma carreata com centenas de carros que percorreu as principais ruas da cidade.