Alto Vale
Foto: Arquivo/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Duas das 54 detentas da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Ituporanga que haviam sido contaminadas com a covid-19 tiveram uma piora no estado de saúde e estão internadas em um hospital da região para tratamento.  O quadro delas é considerado estável, mas os detalhes não foram divulgados.

Em nota o Departamento de Administração Prisional (Deap) informou apenas que elas estão recebendo cuidados médicos e estão estáveis. De acordo com Boletim Diário emitido pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socieducativa (SAP) atualmente a Upa tem 47 ativos da doença e outras sete detentas já se recuperaram. A assessoria declarou ainda através da nota que por questão de segurança e para preservar a identidade das internas não será divulgado o local de internação.

O governo informou também que de um total de 23.496 internos do sistema prisional neste momento há 153 casos positivos da Covid-19 entre os apenados.

Logo após confirmar a contaminação das 54 detentas o Deap chegou a afirmar que não havia servidores contaminados e todas as internas apresentavam quadro estável e receberam atendimento de saúde apenas com sintomas leves.

Para evitar novos casos da covid -19 o órgão disse que iria reforçar a sanitização do local. “A UPA irá reforçar as rotinas de sanitização da unidade, higienização de áreas comuns e equipamentos de uso coletivo (algemas e viaturas), uso de máscara e disponibilização de álcool gel em locais de circulação, conforme Manual de Desinfecção da SAP. Nas celas, as internas recebem dois tipos de kits: individual para a higiene pessoal e outro com produtos específicos para a limpeza das celas”, disse a nota.