Alto Vale, Saúde
Foto: Arquivo DAV

Neste sábado (17) acontece o “Dia D” da campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação contra outras doenças para crianças e adolescentes de idade entre um e 15 anos. A campanha que teve início no dia cinco desse mês segue até o dia 31, e nesse sábado ganha um horário de atendimento especial nas Unidades de Saúde como uma forma de incentivo para que os pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar a carteira de vacinação.

Em Rio do Sul as Unidades de Saúde dos bairros: Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Budag, Canta Galo, Santana, Santa Rita, Centro, Pinheiro e Policlínica estarão abertas das 08h ás 17h recebendo crianças e familiares para a vacinação. Para o atendimento é indispensável portar a carteira de vacinação e a utilização de máscara.

Em Presidente Getúlio, a meta é vacinar aproximadamente 1.020 crianças, porém, a coordenadora da Sala de Vacinas da UBS Centro, Analu Lange, conta que a demanda está abaixo do esperado para o momento. “Até agora, vacinamos cerca de 200 crianças. Por isso, é importante que os pais tragam seus filhos”, ressalta.

Nesse sábado, as Unidades Básicas de Saúde do Centro e do bairro Pinheiro estarão abertas, das 8h às 17h, sem intervalo. Durante a semana, todas as Unidades oferecem o serviço. No Centro, o horário é das 7h às 11h30 e das 13h às 16:30. No bairro Niterói o horário é das 7h30 às 13h. No bairro Pinheiro o funcionamento é na terça, quarta e sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h45 (segundas e sextas-feiras apenas a tarde).

Em Salete nesse sábado a sala de vacina do Posto de Saúde do Bairro Schreiber, estará atendendo das 08h ás 16h30.

Demais vacinas oferecidas na campanha

As demais vacinas que serão oferecidas durante a campanha são: Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18), Poliomielite, BGC (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b), Rotavírus (diarreia por rotavírus), Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos), Meningocócica C (doença meningocócica C), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Hepatite A, Varicela (catapora).