Alto Vale
Foto: Divulgação

A Biblioteca Municipal Jorge Lacerda, em Ituporanga, celebra o Dia do Leitor nesta sexta-feira (7) comemorando os investimentos e estímulos recebidos pela Administração Municipal desde o ano passado e com planejamento para ações e projetos inovadores para incentivar a leitura no decorrer de 2022.

Todo o investimento que vem sendo feito no local pela Administração desde o ano passado também acaba se refletindo em números. Em 2021 foram 2.699 empréstimos, 634 leitores cadastrados e 28 visitas de grupos de escolas e creches. A cada mês R$ 1 mil são adquiridos em livros, quantia que garante a compra de obras atrativas e que despertam cada vez mais o interesse dos ituporanguenses.

Para este ano a expectativa é de que o número de empréstimos e cadastros seja ainda maior já que a biblioteca vai desenvolver diversos projetos como contação de histórias com dinâmicas de grupo, oficinas para confecção de marcadores de página e até piqueniques literários.

O atendimento nesse ano já está ocorrendo normalmente de segunda a sexta-feira das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30. A biblioteca municipal conta com mais de 12 mil exemplares, desde clássicos da literatura brasileira e internacional, até livros que estão entre os mais vendidos atualmente.

Para fazer o empréstimo pelo período de até 15 dias, a Gerente de Cultura Ana Grah explica que é necessário preencher um cadastro e apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, autorização assinada pelos pais ou responsáveis para menores de 16 anos, dois contatos telefônicos e endereço de email.

Já a renovação pode ser feita de forma digital. “Para facilitar para as pessoas a renovação dos empréstimos pode ser feita até mesmo pelo WhatsApp da Biblioteca que é o 3533-3732 e o leitor não tem necessidade de ir até o local caso precise renovar o livro”, explica.

Para o prefeito Gervásio Maciel a leitura é a base para o desenvolvimento das pessoas em todas as idades. “Por isso temos ampliado os investimentos, para cada vez mais resgatarmos a nossa biblioteca que muitas vezes acaba por ficar esquecida e para nós, livro não é gasto, livro é investimento. Só no ano passado repassamos R$ 6 mil para a compra de novas obras”, pontuou.

Livros mais procurados em 2021

Recentemente a Biblioteca divulgou um levantamento dos livros mais lidos em 2021. No topo da lista está Olhos de Jade, da autora Vitória Cristina Amâncio que é justamente de Ituporanga. Em segundo ficou O ódio que você semeia, de Angie Thomas, e em terceiro O verão que mudou a minha vida, de Jenny Han.