Alto Vale
Foto: Divulgação

O novo programa de digitalização de processos da Administração de Ituporanga, implantado em janeiro desde ano, já vem trazendo resultados positivos ao município. Além da economia com papel e impressões a tecnologia vem sendo uma aliada para garantir mais eficiência e transparência.

Ao todo, desde a implantação, já foram tramitados 15.214 processos digitais em diversos setores, sendo que cada um deles têm em média oito páginas, gerando uma economia de R$ 5.882,70 de papel e impressões. De acordo com o prefeito, esta é apenas uma média, mas o valor economizado pode ser ainda maior.

“Fizemos esse cálculo levando em conta que cada processo teria oito páginas que é o mínimo para tramitação, porém alguns mais complexos podem ter até 400 páginas, por exemplo, que deixam de ser impressas e que não ocupam mais um lugar físico na prefeitura”, afirma.

Antes da digitalização os processos impressos ficavam guardados e para consultar algum era necessário encontrar o documento impresso no arquivo, agora tudo pode ser acompanhado online. “Temos o registro de cada etapa, do horário exato de cada movimentação, tudo que foi feito, o que garante muito mais transparência para a Administração Pública”, completa.

Com a mudança o prefeito também assina digitalmente de qualquer lugar, independente de estar ou não na Prefeitura. Isso permitiu que mesmo ao contrair Covid-19 recentemente, ele pudesse continuar trabalhando de casa com toda a segurança e sem ter contato com outros servidores. Desde janeiro ele já fez mais 4.378 assinaturas.

O contador geral da Prefeitura, Luis Augusto Scheeren, também destaca os benefícios da digitalização e acredita que este é o futuro da gestão pública. “As prefeituras precisam se adaptar em relação a tecnologia, se modernizar porque esse é o futuro da gestão pública. A digitalização traz muitos benefícios, principalmente o fato de podermos acompanhar tudo do início ao fim”, conclui.