Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O coronel Dionisio Tonet anunciou em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale a sua filiação no partido Republicanos, em Rio do Sul. Desde que o PSL, sigla em que era filiado, uniu-se ao Democratas para formar o União Brasil, o político estava sem partido e buscou o Republicanos porque a sigla estaria em crescimento com a filiação de grandes nomes a nível estadual como o governador Carlos Moisés da Silva.

De acordo com Dionisio, a filiação demonstra também uma certa disponibilidade para se candidatar a deputado estadual, mas que isso depende do cenário que o partido escolher para Santa Catarina. “Estamos disponíveis até para pretensas candidaturas a deputado estadual diante de um cenário que o partido vai desenhar para o Estado. Além disso, nós queremos a permanência do governador Moisés por mais quatro anos à frente do governo estadual e é por isso que a gente ingressa no partido que ele também se filiou”, comenta.

Ele ainda explica que a nível federal, o partido trabalha na pré-candidatura do Coronel Mocellin, que hoje é deputado estadual. Tonet ainda cita a filiação do ministro Tarcísio e da ministra Damares. “A nível nacional o Republicanos vem crescendo muito com filiações muito importantes, indicações até do próprio presidente Bolsonaro onde indicou, por exemplo, o próprio ministro Tarcísio e Damares para ingressarem também no Republicanos, o general Mourão, e a gente vê que cada vez mais o partido ganha corpo e se expande. É importante que a gente possa ter essa postura diante dessas possibilidades que temos de continuar a frente do Governo do Estado e da União”, afirma.

Sobre a filiação, Tonet comenta que nas eleições de 2020, quando disputou o Executivo de Rio do Sul, ainda estava no PSL, mas que com a fusão do partido com o Democratas acabou ficando sem partido. “Importante ressaltar que fui candidato a prefeito de Rio do Sul nas últimas eleições pelo PSL, o então partido do presidente e do governador e que com a União Brasil que uniu Democratas e PSL estávamos sem partido e nesse momento buscamos nos filiar ao Republicanos porque entendemos que tem muito a crescer e tem presença no circuito nacional e agora estadual também”, acrescenta.

Ele ainda ressalta que o Republicanos está à disposição de novas filiações através do presidente do partido Leonardo da Silva Anchieta. “O Republicanos de Rio do Sul está à disposição de quem tem interesse em se filiar no partido através do Leonardo que é o presidente da sigla em Rio do Sul. Através da coordenação do Leonardo outras executivas estão sendo montadas no Alto Vale e a tendência é que o partido cresça cada vez mais”, completa.

O presidente do partido ainda destaca que o coronel Dionisio Tonet é mais um nome que chega para reforçar os quadros do Republicanos. “Coronel Dionisio Tonet é um nome conhecido, uma liderança de grande expressão em nosso estado, dono de um currículo exemplar, alinhado ao governador Carlos Moisés, colocando-se à disposição do partido para uma eventual candidatura ao cargo de deputado estadual. A vinda do governador para o Republicanos trouxe grandes nomes para a nossa agremiação, filiando prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças de todas as regiões do nosso estado, fortalecendo o partido de forma expressiva em Santa Catarina”, avalia.

Leonardo ainda fala sobre a gestão de Moisés de forma positiva. “É importante frisar que o Governador Carlos Moisés vem realizando uma eficiente gestão à frente do Governo do Estado, colocando Santa Catarina em um lugar de destaque com resultados positivos”, finaliza.