Cidade, Educação
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

  • Uma iniciativa dos professores de duas escolas estaduais de Rio do Sul são inspiração para homenagear o trabalho realizado pelos diretores escolares em meio aos desafios da pandemia. Isso porque os docentes resolveram criar um ‘arquivo confidencial’ para comemorar o dia do gestor escolar nesse 12 de novembro. As diretoras de duas escolas puderam receber todo o carinho da comunidade mesmo com a distância causada pela pandemia, uma forma criativa de agradecimento pelo trabalho prestado.

A professora Cleide Martins explica que esse ano é especialmente atípico e que as gestoras estão à frente de muitas lutas referente a adequações para aulas on-line, por isso a homenagem é tão importante. “Esse ano é atípico, não tem homenagem com os alunos, professores e comunidade escolar então a gente decidiu fazer esse arquivo confidencial para gestoras com a família falando para elas de uma forma bem diferente. Organizamos um espaço decorativo para a homenagem e fizemos também um vídeo para uma delas. Estamos enfrentando uma pandemia e elas estão sempre à frente de tudo por isso são tão importantes para nós”, ressalta.

Viviane Knihs Brandt é diretora da Escola de Educação Básica Paulo Cordeiro, de Rio do Sul e foi uma das homenageadas. Ela diz que em um ano tão diferente para todos a apresentação foi muito especial e importante para reconhecer todo o trabalho feito para garantir a melhor educação nas escolas. “É indescritível dizer o que eu senti, tive lágrimas de emoção e alegria pois é muito bom ver o trabalho da gente reconhecido por mais que a gente não fique esperando reconhecimento, mas ficamos muito agradecidos por sermos valorizados. Nesse ano por conta da pandemia a gente pode pensar em muitas questões, principalmente na questão humana pois pudemos perceber que a escola só é viva com alunos e professores”, avalia.

A diretora da escola Francisco Altamir Wagner do bairro Fundo Canoas, Nair Reinehr de Souza, diz que estar à frente de uma escola é um grande desafio mas que com o apoio da comunidade tudo se torna possível. “É muito bom receber o reconhecimento das pessoas com quem se convive, dos professores, pais, alunos e da comunidade em geral. Eu estou há quase 11 anos como gestora escolar e essa é uma forma de apoiar o trabalho que a gente faz, ainda mais nesses tempos de pandemia”, finaliza.